Em 2017, a Embrapa Territorial, num trabalho minucioso, mapeou e estimou as áreas dedicadas à proteção, à preservação e à conservação da vegetação nativa no Brasil e chegou a um total de 563.736.030 ha ou 66,3% do Brasil (Fig. 1).
O mundo rural brasileiro é na prática uma sucessão de ilhas e arquipélagos de cultivos e pastagens num imenso oceano de formações vegetais nativas, em diferentes estados de proteção, preservação e conservação. No Brasil, ao contrário do que ocorre na maioria dos países, não é a zona rural que contém manchas de florestas e de vegetação nativa. É a imensa e diversificada área de vegetação nativa quem contém as atividades rurais.
A dimensão geográfica dos 563.736.030 ha ou dos 5.637.360 km² destinados hoje no Brasil à proteção, à preservação e à conservação da vegetação nativa representa uma área maior do que a superfície total dos 28 países da União Europeia. E ainda caberia um adicional de 3,6 Noruegas nesse total (Fig. 2).
Cabe repetir: a área total, devidamente mapeada, destinada pelo Brasil à proteção, à preservação e à conservação da vegetação nativa é maior que todo o território ocupado pelos 28 países da União Europeia.
A matéria completa está na edição de fevereiro da Revista Agro DBO. Assinantes também podem lê-la na edição digital.