Estimativa da safra brasileira de soja 2021/22 cai para 124,73 milhões de t

Para a safra brasileira de milho 2021/22, incluindo produção de verão e inverno, a Datagro aumentou a previsão de produção de 118,31 milhões de toneladas para 118,73 milhões de toneladas

Continue depois da publicidade

A consultoria Datagro cortou sua estimativa para a safra brasileira de soja 2021/22 de 125,10 milhões de toneladas em março para 124,73 milhões de toneladas, conforme o seu 7º levantamento de safra divulgado pela consultoria.

“A produtividade caiu intensamente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rondônia, além de recuos residuais em Minas Gerais, Distrito Federal e Pará. Com ganhos esperados apenas em Mato Grosso, Goiás e região do Matopiba”, explicou o coordenador de Grãos da Datagro, Flávio Roberto de França Junior.


Inicialmente, a consultoria estimava potencial produtivo de 145 milhões de toneladas de soja no País na safra atual. A consultoria reforçou que o fenômeno climático do La Niña trouxe “expressivo prejuízo” à safra de soja e milho de verão.

Em relação à área, a Datagro prevê que o plantio da oleaginosa tenha alcançado 41,18 milhões de hectares no ciclo 21/22, 5% mais que o semeado na temporada anterior. Em março, a consultoria previa área de 41,09 milhões de hectares para a cultura. “Com isso, o produtor brasileiro da oleaginosa ratifica o décimo quinto ano consecutivo de aumento da área plantada”, observou a consultoria.

A Datagro informou também que a colheita de soja entrou na reta final no País. Até 29 de abril, de acordo com levantamento realizado pela consultoria, 94,9% da área projetada havia sido colhida, avanço semanal de 2,2 pontos porcentuais. Na comparação com o ano passado e com a média dos últimos cinco anos, a colheita da oleaginosa está atrasada ante 96,9% colhidos em igual período de 2021 e 96,1% colhidos na média dos últimos cinco anos.

Milho

A consultoria Datagro elevou sua estimativa para a safra brasileira de milho 2021/22, incluindo produção de verão e inverno, de 118,31 milhões de toneladas previstas em março para 118,73 milhões de toneladas. Conforme o seu 7º levantamento de safra, se confirmado, o volume será 35% maior que o colhido na temporada 2020/21, de 87,72 milhões de toneladas, quando houve quebra de produção, em virtude de condições climáticas desfavoráveis. A área plantada com o cereal na safra 21/22 também foi elevada. Deve crescer 9% na comparação com a temporada anterior, de 20,47 milhões de hectares para 22,21 milhões de hectares.

VEJA TAMBÉM | Milho: demanda enfraquecida pressiona valores, diz Cepea

Para a safra de milho verão, a consultoria aumentou previsão de produção de 24,74 milhões de toneladas para 24,80 milhões de toneladas – sendo 17,95 milhões de toneladas do Centro-Sul e 6,85 milhões de toneladas do Norte/Nordeste. Apesar da revisão positiva, se confirmada, a safra será 1% menor que o colhido na temporada anterior, de 25 milhões de toneladas.

O aumento na estimativa deve-se ao avanço de 5% previsto na área destinada ao milho verão no País, passando de 4,40 milhões de hectares previstos em março para 4,60 milhões de hectares estimados agora. A área ocupada com as lavouras, se confirmada, será 4% superior à semeada na temporada anterior.

A consultoria também informou que a colheita de milho verão no Centro-Sul alcançou 95,4% da área estimada até 29 de abril, ante 92,6% na semana encerrada em 22 de abril e 93,8% na média dos últimos 5 anos.

Quanto à safra de milho de inverno, chamada de safrinha, a Datagro prevê produção de 93,92 milhões de toneladas, 50% acima dos 62,72 milhões de toneladas colhidos em 20/21.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: