Ethanol Summit reúne lideranças do Brasil e do mundo

Edição 2019 é a maior realizada até hoje, e os participantes mostram uma esperança positiva para o setor

Continue depois da publicidade

Autoridades nacionais e internacionais, empresários, acadêmicos e especialistas debatem os principais temas do setor sucroenergético durante o Ethanol Summit 2019, maior evento sobre o tema na América Latina, realizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

A edição de 2019 conta com 150 palestrantes e moderadores com diferentes temas que compõem 20 painéis, quatro plenárias e duas palestras magna. Hoje, 18 de junho, último dia do evento, os 1.200 participantes do Summit, acompanham os debates sobre mobilidade, biocombustíveis, bioeletricidade, políticas públicas, comércio internacional, infraestrutura e açúcar.


A cerimônia de abertura aconteceu ontem, dia 17 de junho, com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, do governador de São Paulo, João Dória, do presidente da Apex-Brasil, Sergio Ricardo
Segovia Barbosa, entre outras autoridades.

“O Ethanol Summit é um marco para o setor sucroenergético. Durante os debates, são discutidos os principais temas e apontados novos caminhos de avanço para esse que é um setor crucial para o Brasil e o mundo”, afirma Evandro Gussi, diretor presidente da Unica. “Somos o segundo maior produtor de etanol do mundo e o maior exportador de açúcar; temos o potencial de produção de energia elétrica equivalente a quatro Usinas Belo Monte. Tudo isso com alto nível de sustentabilidade e geração de renda. O setor sucroenergético deve ser fonte de orgulho para todos os brasileiros”, complementa.

Mobilidade e RenovaBio são destaque

O futuro da mobilidade e a Política Nacional de Biocombustíveis, RenovaBio, são temas centrais do Ethanol Summit 2019, em plenárias e painéis que reúnem lideranças do setor público e privado. A plenária A Mobilidade Sustentável e o Setor Sucroenergético”, que terá apresentações de Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, e Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, seguidas de debate entre Fabio Feldmann, ambientalista e consultor, Ricardo Bacellar, líder do setor automotivo da KPMG, Fabio Venturelli, CEO do Grupo São Martinho, e Ricardo Bastos, diretor de relações governamentais da Toyota.

Hoje, dia 18, os meios de locomoção do futuro também serão o foco do painel “Bioalternativas para a mobilidade”, composto por executivos do setor automotivo e com moderação de Alfred Szwarc, consultor de tecnologia e emissões da Unica.

Previsto para entrar em vigor no início de 2020, o RenovaBio seria tema de apresentação de Joaquim Levy, ex-presidente do BNDES, que se demitiu domingo último. A Unica não teve tempo de substituí-lo como palestrante. A plenária “O Futuro com o RenovaBio” também terá debate entre Evandro Gussi, diretor presidente da Unica, Plínio Nastari, conselheiro do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), Décio Oddone, diretor geral da Agência Nacional do Petróleo. O tema da Política Nacional de Biocombustíveis será aprofundado por um painel técnico intitulado “Desafios do RenovaBio: Regulamentação e Funcionamento”, com Febraban, Ministério de Minas e Energia, ANP, entre outras instituições.

Outros aspectos relevantes do setor também serão debatidos, como os avanços do etanol celulósico, bioeletricidade, novas fronteiras globais para o açúcar e etanol etc.

Maiores delegações internacionais até hoje

O Ethanol Summit 2019 recebe a maior delegação representando o etanol de milho dos EUA até hoje. Presente ao evento Mike Dwyer, economista-chefe do US Grains Council, Ed Hubbard, da Renewable Fuels Association (RFA), e Craig Willis, da Growth Energy.

O evento recebe também representantes do setor da Índia, país que é um dos maiores produtores de açúcar do mundo. Cinco executivos da DCM Shriram India, empresa produtora de adoçante, acompanham o evento, incluindo o diretor executivo, Roshan Lal Tamak.

As comitivas estrangeiras integram plenárias enriquecendo discussões sobre temas como o mercado mundial de biocombustíveis e de etanol. “A presença desses executivos reforça a relevância do Ethanol Summit como fórum qualificado de debate e tomada de decisão nas questões que envolvem o mercado nacional e internacional de biocombustíveis. Temos um importante trabalho pela frente no sentido de criar e consolidar um mercado global de etanol”, avalia Gussi.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: