Eu não nasci de óculos, eu não era assim

Como a realidade virtual pode aumentar a produção leiteira ao diminuir a ansiedade das vacas
Óculos:  Ministério da Agricultura e Alimentação da Região de Moscou faz experimento inédito. Crédito: MARM

 

No início desta semana, o Ministério de Agricultura e Alimentação da região de Moscou, na Rússia, apresentou um projeto curioso: um protótipo de óculos de realidade virtual (RV) para melhorar o estado emocional das vacas. O experimento contou com a participação de especialistas em TI e foi testado em uma fazenda nas imediações de Moscou.

Nos testes realizados, com os óculos de RV levaram a um aumento de produção de leite. Com a colaboração de veterinários e consultores, os desenvolvedores do experimento adaptaram os óculos destinados a uso humano para as características estruturais da cabeça das vacas. Utilizando estudos de como os animais enxergam, os arquitetos de  RV simularam um campo no verão para entreter os animais.  A ideia dos óculos surgiu com a observação do estado emocional dos animais, no caso a agitação excessiva.

A Rússia faz parte do bloco dos 10 maiores produtores globais de leite, juntamente com Estados Unidos, Índia, China, Brasil, Alemanha, França, Nova Zelândia, Turquia e Reino Unido.  Atualmente, o país produz cerca de 11 milhões de produtos lácteos.

De acordo com os estudiosos, a tecnologia de RV pode afetar todo a indústria leiteira do país. Já na primeira etapa do teste do uso de óculo foi registrada uma diminuição na ansiedade e um aumento no “humor emocional” geral do rebanho. A ideia agora é dar escala ao projeto como contribuição à modernidade da produção leiteira.

“Em em um ambiente calmo, exemplos de fazendas leiteiras ao redor do mundo mostram que a quantidade, e às vezes a qualidade do leite, aumentam acentuadamente. Os produtores americanos, por exemplo, instalaram escovas rotativas automáticas nos estábulos para massagear os animais. Na Europa, são utilizados sistemas robóticos para garantir a livre circulação dos animais na fazenda. Já nos subúrbios russos, os produtores instalaram equipamentos de som com música clássica, cujo efeito relaxante afeta positivamente a produção de leite”, informa o ministério.

Os estudos sobre bem-estar animal são hoje cada vez mais frequentes e em maior quantidade nas instituições de pesquisa. Como por exemplo na Universidade Wageningen, na Holanda, mostrando que as condições ambientais impactam na saúde, na produção e na qualidade do leite. O Rural College, da Escócia, realizou uma série de entrevistas com produtores que utilizam vários sistemas para melhorar o bem-estar dos animais. E também aí foi incluído o emocional do animais seu impacto sobre a produção.

 

*Informações com base no experimento do Ministério de Agricultura e Alimentação da região de Moscou. Confira o projeto clicando aqui.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: