EUA e Vietnã assinam acordo para formar “Consórcio de Carne Suína”

A proteína representa três quartos do consumo total de carnes dos vietnamitas, um país com 96 milhões de pessoas

A Aliança Comercial do Vietnã, um grupo de compradores e produtores do país asiático, assinou nesta quarta-feira (28/10) um pacto para adquirir até US$ 500 milhões em carne suína dos Estados Unidos em três anos, segundo a embaixada norte-americana em Hanói.

Um memorando de entendimento chamado de “Consórcio EUA-Vietnã de Carne Suína” foi assinado com a Smithfield Foods e outros produtores norte-americanos da proteína durante o evento virtual Indo-Pacific Business Forum.

O suíno representa três quartos do consumo total de carnes do Vietnã, um país com 96 milhões de pessoas onde a maior parte dos porcos criados em fazendas é consumida domesticamente.

O país do Sudeste Asiático está reconstruindo seu plantel após um surto de peste suína africana, inicialmente detectado em fevereiro do ano passado, forçar o abate de milhões de animais, que representavam 20% da criação local. Em maio, o Vietnã anunciou a compra de 20 mil fêmeas do animal da Tailândia.

A Aliança Comercial do Vietnã comprará carne suína resfriada e congelada dos EUA, além de produtos derivados para processamento e distribuição no mercado vietnamita, indicou o comunicado.

As importações de carne suína dos EUA pelo Vietnã avançaram para US$ 35 milhões nos oito primeiros meses deste ano, ante 4 milhões de dólares em 2015, acrescentou a nota. “Essa atividade de exportação ajudará a aumentar as exportações totais de produtos agrícolas dos EUA para o Vietnã e a abordar o desequilíbrio comercial EUA-Vietnã, além de apoiar diretamente agricultores, pecuaristas e empresas de processamento norte-americanas”, afirmou a embaixada. Fonte: Agência Reuters

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.