EUA frustram brasileiros ao manter proibição de entrada da carne brasileira

Pedido de reabertura do mercado foi negado pela equipe de Donald Trump

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Os Estados Unidos negaram a abertura de seu mercado para a carne bovina in natura do Brasil, pleito que estava incluído nas negociações de uma parceria estratégica acertada pelo presidente Jair Bolsonaro com líder norte-americano Donald Trump, informou na tarde desta segunda-feira a Folha de São Paulo. Segundo a notícia, uma nova missão técnica de inspeção deverá vir ao Brasil, o que poderá retardar nova decisão por até um ano.

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A carne bovina in natura brasileira está embargada pelos norte-americanos desde julho de 2017, depois de registros de abscessos (contaminação com pus) ocasionados pela reação à vacina contra aftosa. Desde então, o governo brasileiro vem tentando, sem sucesso, reabrir este importante mercado, não só pelo seu tamanho (os EUA são os maiores consumidores mundiais de carne bovina), mas também pelo caráter de referência sanitária que o país representa para que a carne in natura brasileira possa chegar a outros mercados exigentes e que mais pagam pelo produto, como Japão e Coréia do Sul.

A novela brasileira envolvendo o comércio de carne bovina in natura com os EUA é antiga. Em 2016, o governo do Brasil comemorou o fim histórico de um longo processo para abrir esse mercado, após mais de 15 anos de negociações. Naquele ano, as exportações brasileiras de carne bovina in natura para o mercado dos EUA alcançaram US$ 295 milhões, apontando o grande potencial deste mercado. No entanto, a alegria da indústria de carne do Brasil durou pouco com o novo embargo imposto a partir de julho de 2017.

Para piorar a situação, o Brasil viu, no ano passado, a Argentina, seu tradicional concorrente na América do Sul, conseguir acesso livre ao mercado de carne bovina in natural dos EUA depois de um bloqueio de 17 anos – ocasionado por um surto de febre aftosa em 2001. Desde então, os vizinhos argentinos têm alardeado a volta da parceria com os norte-americanos – comitivas de representantes da indústria portenha estiveram presentes em várias ocasiões no país da América do Norte para promover “a melhor carne argentina” aos importadores, distribuidores, imprensa especializada e representantes do setor de hotéis e restaurantes, entre outros serviços de degustação.

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