EUA inspecionarão frigoríficos brasileiros em junho deste ano

Medida é o primeiro passo para a reabertura dos EUA para a importação de carne bovina in-natura do Brasil
Foto: Divulgação/Mapa

As autoridades americanas agendaram para o período entre os dias 10 e 28 de junho a visita de inspeção fitossanitária a frigoríficos brasileiros. A medida é o primeiro passo para a reabertura dos EUA para a importação de carne bovina in-natura do Brasil após problemas com abcesso vacinal em 2017.

+EUA anunciam missão para avaliar reabertura à carne brasileira
+Produtores dos EUA se opõem a abertura do país à carne brasileira

“Este é um passo importante para que possamos a voltar a exportar, num futuro próximo, carne in natura para os EUA”, afirmou a ministra da agricultura, Tereza Cristina, em nota. Ainda de acordo com a ministra, “tudo ocorreu conforme o acordado com o senhor Perdue [secretário de agricultura dos EUA]. Houve boa vontade dos Estados Unidos e alcançamos o objetivo de nossa viagem”.

Na semana passada, durante visita oficial do governo brasileiro a Washington, o secretário de Agricultura americano, Sonny Perdue, havia dado o prazo de três dias para agendar a data para o início das inspeções. Após o anúncio, a Associação de Criadores de gado dos EUA (USCA) divulgou comunicado se opondo “fortemente” à possibilidade de retomada de compra de carne bovina in natura brasileira por parte dos americanos e classifica o Brasil como  “país marcado por escândalos” envolvendo a sanidade animal, o que colocaria em risco a saúde do rebanho americano.

 

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.