Evento aponta caminhos para mitigar a emissão do gás metano na pecuária

Promovido pela JBS e Silvateam, Fórum Metano na Pecuária reúne especialistas do mundo para debater o tema

A meta de redução de 30% nas emissões de metano até 2030 foi um dos principais acordos na recente Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia. O compromisso de redução foi firmado por 103 países, incluindo o Brasil, onde a pecuária de corte é considerada uma das principais emissoras desse gás, por meio do arroto do gado.   

O “Fórum Metano na Pecuária – o caminho para a neutralidade climática”, a ser realizado nos dias 4 e 5 de maio, em São Paulo, está alinhado a uma das principais preocupações mundiais pelo papel desse gás de efeito estufa (GEE) no aquecimento global.   

O evento incluirá palestras e debates que vão abordar os verdadeiros impactos da pecuária na emissão de gases de efeito estufa (GEE), técnicas e métricas de avaliação, assim como as soluções disponíveis para mitigação das emissões. Serão apresentados ainda casos de sucesso de iniciativas dos setores público e privado, além de oportunidades para financiamento e créditos de carbono.  

 “Estamos em uma fase de aprendizado e de buscar alternativas até 2040” diz Fábio Dias, diretor de Relacionamento com os Pecuaristas da JBS, empresa líder mundial na produção de alimentos à base de proteína e promotora do evento em parceria com a Silvateam, maior produtora mundial de extratos vegetais utilizados na alimentação animal. “A JBS assumiu o compromisso de zerar o balanço líquido de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Parte desse desafio envolve as emissões de metano da cadeia bovina, para o qual já estamos desenvolvendo projetos de mitigação. Ainda assim, sabemos que não temos todas as respostas. É por isso que estamos promovendo um evento desse porte, com o objetivo de reunir alguns dos maiores nomes do planeta nessa missão crucial”, diz Dias.   

Por sua vez, “a Silvateam tem investido, ao longo dos últimos quinze anos, na busca de soluções de ponta em nutrição animal, promovendo a transição para ingredientes naturais e ecologicamente corretos. Taninos, saponinas e polifenóis são os principais extratos naturais escolhidos para aumentar a eficiência da produção animal, substituir efetivamente os antibióticos e melhorar o bem-estar animal, tudo isso ao mesmo tempo em que reduz o impacto das emissões de gases que mudam o clima”, diz Michele Battaglia, presidente da Silvateam Brasil.  

Debates e painéis com convidados internacionais  

Propondo uma programação ampla de debates e palestras, o Fórum Metano na Pecuária terá entre os convidados nomes como: Frank Mitloehner, professor no Departamento de Zootecnia da UC Davis; Diana Rodgers, diretora e coautora do filme e do livro “Sacred Cow”; Eduardo Assad, pesquisador da FGV e da Cepagri-Unicamp; Peer Ederer, diretor e fundador da GOAL Sciences – Global Observatory on Accurate Livestock Sciences; Aimable Uwizeye, diretor de Política Pecuária da FAO na Itália; Henry Darren, professor na Universidade da Georgia; Maik Kindermann, diretor de Inovação e Tecnologia da DSM e inventor do Bovaer; Fabiana Villa Alves, diretora substituta de Produção Sustentável e Irrigação no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Marcelo Manella, diretor de Nutrição Animal da Silvateam Brasil; entre outros.  

O Fórum Metano na Pecuária é uma iniciativa da JBS em parceira com a Silvateam e conta com patrocínio da Tortuga, uma marca DSM, e apoio do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), da Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (Asbram), e da Liga do Araguaia.  

A programação completa do Fórum Metano na Pecuária – o caminho para a neutralidade climática está disponível no site do evento, assim como os ingressos que podem ser da modalidade presencial ou virtual.  

Fórum Metano na Pecuária – o caminho para a neutralidade climática  

Local: Hotel Hilton, em São Paulo

De 4 a 5 de maio  

Das 8h às 18h  

 Para mais informações sobre o Fórum e os ingressos clique aqui  

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

As apostas são altas para o futuro da produção de carne no Brasil. Veja o que dizem as lideranças ouvidas para o Especial Perspectivas 2021 do Anuário DBO. Assista:

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.