Expointer: eficiência reprodutiva em bovinos é tema de palestra

Professor da UFRGS apresentou um panorama sobre o tema e os impactos nos rebanhos leiteiros e de corte
A presidente da Sovergs, Norma Centeno, com o professor da UFRGS, João Borges

O médico veterinário e professor da UFRGS, João Batista Borges, ministrou uma palestra na manhã desta terça-feira, 27, durante a Expointer 2019, em Esteio, no Rio Grande do Sul.

Durante a apresentação na Casa do Veterinário, no Parque de Exposições Assis Brasil, o palestrante apresentou um panorama sobre eficiência reprodutiva e os impactos nos rebanhos leiteiros e de corte.

Continue a leitura após o anúncio

Norma Centeno, presidente da Sociedade de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (Sovergs), falou sobre o tema da palestra. “O assunto é muito importante para pecuaristas e veterinários, pois tem relação direta com o custo de produção das fazendas”, resumiu.

Na avaliação do professor, os pontos-chave para melhorar a eficiência reprodutiva em vacas de lactação são o aumento da taxa de serviço, o incremento dos índices de concepção – seja pela IA ou monta natural – e um controle reprodutivo intensivo, buscando identificar animais que não emprenham.

“Após esse diagnóstico, os produtores precisam estar atentos a possíveis problemas nutricionais, associando tecnologias para o manejo correto e a aplicação de programas reprodutivos. Estes fatores são determinantes para se obter alta produtividade na atividade leiteira”, explica.

Já as principais causas dos baixos índices reprodutivos em rebanhos de corte apontados por João Borges são a idade de entrada da novilha em reprodução, perdas gestacionais, falhas na repetição de prenhez com cria ao pé e nos programas de inseminação.

“É necessário avaliar peso e função ovariana 30 dias antes do período reprodutivo da novilha, considerar o uso de tratamento hormonal e utilizar protocolos de IATF”, aponta.

Ainda durante o evento, foi lançado o 19o. Congresso Estadual de Medicina Veterinária, programado para ser realizado entre os dias 25 e 27 de setembro, em Gramado, RS.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO