Expoleite Fenasul começa com foco em crescimento para 2020

Evento promovido pela Gadolando e entidades parceiras é aberto ao público no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio
Foto: JM Alvarenga/Gadolando/Divulgação

Foi aberta no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), a 42ª Expoleite e a 15ª Fenasul. A solenidade do evento, promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) em parceria com outras entidades do setor, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 15 de maio. O público, em geral, pode conferir a programação da feira, gratuitamente, até o próximo domingo, 19 de maio.

No ato de abertura, o presidente da Gadolando, Marcos Tang, destacou que o evento é uma vitrine dos produtores. Conforme o dirigente, por exemplo, cem animais representam a raça holandesa na Expoleite Fenasul. “A nossa pecuária leiteira é, principalmente, familiar. Então você tem que ter um time em casa e outro aqui”, explicou ao abordar os altos custos e a dedicação dos produtores para expor animais de grande porte em feiras do setor.

Continue a leitura após o anúncio

Tang também lembrou que a feira é a segunda maior realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, atrás apenas da Expointer. O público poderá conferir exemplares de aves e ovinos; além de acompanhar o concurso Leiteiro que se encerra com o já tradicional Banho de Leite; julgamento da raça Holandesa, com a classificação de fêmeas paridas, conjuntos e Grande Campeonato; feira de terneiros; classificatória ao Freio de Ouro; Pub do Queijo; palestras com temas sobre Brucelose e Tuberculose, Mormo, Inspeção de Produtos Lácteos, Aftosa, Segurança no Campo, Noz-Pecã e Morfologia do Gado Leiteiro;  lançamento de livros; e feira do empreendedorismo.

A solenidade de abertura teve representantes de diversas entidades do setor agropecuário e também a presença do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho. “Vamos fazer a maior Expoleite Fenasul de início de um governo. E tenho como desafio ajudar a fortalecer este evento, assim como a Expointer,  independente de estar entrando ou saindo um governo”, afirmou. De acordo com o titular da Seapdr, iniciativa privada e instituições já estão manifestando interesse em participar da próxima edição do evento, em 2020.

A 42ª Expoleite e a 15ª Fenasul tem a organização da Gadolando em parceria com a Farsul, Febrac, Agptea, Simvet/RS, ABCCC, CRMV/RS, Sindilat, Federação Gaúcha de Laço, ACPA, AGCA, Prefeitura de Esteio e Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO