Menu
Menu

Exportação de carne e soja na pauta de Tereza Cristina em viagem à China

Na viagem ao oriente a missão brasileira quer também promover o café, realizar reuniões no Japão, no Vietnã e na Indonésia

Ao embarcar no próximo dia 6 de maio com destino ao Japão e à China, a Ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento já tem definidos os principais assuntos de interesse do país a serem tratados nos dois países.

A maior expectativa é mesmo com a possibilidade de liberação de novos estabelecimentos para exportação de carne para a China, e o relatório solicitado pelas autoridades sanitárias daquele país com essa finalidade.

A Ministra, que esteve em São Paulo nesta segunda-feira, 22 de abril, em contato com lideranças do setor agropecuário, conversou também com jornalistas e lembrou a viagem de delegação chinesa ao Brasil no ano passado, quando realizaram as vistorias em dez plantas, e nove delas foram aprovadas.

De acordo com a Ministra, “a ideia era que abririam até 60 plantas, mas isso não aconteceu, e pediram que levássemos os relatórios das demais plantas”. A expectativa é que seja agendada nova visita para vistorias em outras plantas, aproveitando a oportunidade do bom momento para exportação de proteína animal para a China.

Com relação à soja, a Ministra informou que no ano passado o Brasil exportou para a China 88% do total das nossas vendas externas do grão.

“Nós somos parceiros confiáveis, temos qualidade, nossa soja tem mais proteína. Então, precisamos dizer que continuamos e queremos continuar sendo parceiros. É fundamental ir lá e afirmar isso”, afirmou. Além de discutir a necessidade de agregar maior valor aos produtos brasileiros de exportação.

Reunião de governo em Pequim, presença na feria Sial, em Xangai, maior evento do setor de alimentos do país. Nessas cidades chinesas ainda estão previstas ações promocionais do café brasileiro, que deverão acontecer também em Tóquio. A preocupação é com a queda dos preços do café no mercado externo.

“A gente não vai falar sobre o preço, mas sobre o mercado. O preço do café é um problema mundial, houve excesso de produção no mundo e, é claro que o Brasil ainda tem espaço para aumentar as suas exportações. E é isso que nós vamos fazer com todos os produtos, não só com o café, com as frutas, carnes, enfim, tudo o que for possível”, disse a Ministra.

A reunião dos ministros da Agricultura do Brasil e do Japão vai anteceder a reunião do G-20 prevista para junho, e que vai servir também de preparação da visita dos presidentes.

Nessa mesma missão ao oriente, a Ministra Tereza Cristina adiantou que também vai, “ao Vietnã para conversar com mercado da carne (proteínas), e à Indonésia, também para falar da abertura de novos mercados”.

Portal DBO com informações do Mapa

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho