Exportação de gado vivo bate recorde e esquenta debate interno

Atividade ainda navega por mares intranquilos, repletos de desafios. Operação revela-se rentável, mais ainda complexa.

Um por um, os bovinos vão descendo do caminhão, em fila indiana, monitorados por estivadores; percorrem um pequeno corredor com laterais fechadas, para evitar que se distraiam; alcançam uma rampa inclinada, semelhante à usada para embarque em aviões, mas sem degraus, que dá acesso ao “navio boiadeiro” e vão ocupando seus vários andares. Essa cena – cada vez mais frequente em portos como São Sebastião, SP; Vila do Conde, PA, e Rio Grande, RS – ilustra bem uma modalidade em franca expansão: a exportação de gado vivo.

No ano passado, o País embarcou 810.047 cabeças, 102% a mais do que em 2017, faturando US$ 550,9 milhões e assumindo a segunda posição no ranking mundial de exportadores por via marítima, atrás apenas da Austrália. Trata-se de uma operação interessante, que remunera bem, mas muito intensa, complexa e nervosa”, define André Perrone, diretor da Companhia Agropecuária Monte Alegre (CMA), que trabalha há três anos com exportação de gado vivo. Da “originação” (compra de animais), a reportagem de capa de DBO deste mês de abril mostra todas as etapas deste processo, as oportunidades, desafios e riscos.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: