Menu
Menu

Exportações de soja devem voltar ao nível pré-guerra comercial

Segundo FCStone, disputa entre EUA e China levou a embarques recordes em 2018, reduzindo estoques brasileiros

As exportações brasileiras de soja em 2019 devem retornar ao patamar observado antes da guerra comercial entre EUA e China, de acordo com avaliação da consultoria FCStone. Em nota divulgada hoje, a empresa ressalta que a produção do grão na safra  2018/19, avaliada em 112,2 milhões de toneladas, não deve ser suficiente para comportar exportações acima de 68 milhões de toneladas diante dos estoques reduzidos após os embarques recordes de 2018.

+Colheita da soja atinge 25% da área plantada no PR, aponta Deral
+Imea reduz estimativa de produtividade da soja de MT
+Colheita da soja atinge 12,5% da área no Brasil, estima consultoria

“Com essa produção menor, as exportações brasileiras devem voltar a níveis pré-guerra comercial, mesmo no cenário em que a taxação chinesa sobre a soja norte-americana continue em vigor”, explica a analista de mercado da consultoria, Ana Luiza Lodi. Num cenário de continuidade da guerra comercial, a consultoria avalia que o país terá dificuldades no atendimento do consumo doméstico para esmagamento diante da forte demanda internacional, sobretudo da China.

Já no caso de avanço nas negociações entre as duas maiores economias do mundo, a FCStone acredita num volume de exportação acumulada este ano abaixo das 68 milhões de toneladas estimadas pela consultoria na última sexta-feira. Segundo a análise,  “há preocupações com a demanda chinesa total por farelo de soja, diante dos surtos de gripe suína africana, além dos esforços feitos pelo país para diminuir a dependência da oleaginosa durante o período de guerra comercial”.

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior, as exportações brasileiras de soja em janeiro deste ano somaram 2,15 milhões de toneladas, um recorde para o período.

Fonte: Portal DBO

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho