Falta de acesso a internet limita avanços no campo no Brasil

Falta de conectividade limita adoção de novas tecnologias e compromete crescimento do agronegócio do país

Continue depois da publicidade

Centro de Suporte a Operações John Deere, Campinas – SP. Foto: Riccardo Soares

A tecnologia digital é um assunto de extrema relevância para o setor agrícola. É por meio dela que produtores podem se comunicar e obter maior eficiência e rentabilidade na produtividade agrícola. Apesar da evidente relevância, contudo, a falta de internet banda larga ainda é um entrave para a adoção das soluções já desenvolvidas até aqui.

+Empresas se unem para levar conectividade ao campo;
+Celulares ganham espaço no campo e facilitam gestão;
+Aplicativo calcula custo de instalação de cercas em fazendas;
+Ministra Tereza Cristina anuncia para breve melhoria na conectividade do campo rural;

“A prioridade sempre foi as cidades, onde estavam as pessoas, mas agora há um deslocamento [dos serviços de internet] para essas zonas rurais nos interiores”, diz Leonardo Finizola, diretor de novos negócios da Nokia. A empresa estima que 97% da área plantada no Brasil não tenha cobertura de internet atualmente – o equivalente a 500 mil fazendas, ou 50 milhões de hectares. “As fronteiras agrícolas são áreas onde se tem a piores coberturas, mas é ali que está nosso esforço porque são áreas prosperando. Nós podemos ir para a 4º revolução da tecnologia”, revela o executivo.


Desigualdade digital

De acordo com Rois Nogueira, gerente de Soluções Integradas da John Deere, a falta de conectividade no campo limita a adoção de tecnologias de agricultura de precisão. Com isso, enquanto algumas áreas produzem mais, outras menos. “Muitas das práticas agronômicas hoje no Brasil fazem com que os produtores tratem os campos de uma maneira uniforme. A consequência disso são áreas que estarão sentindo uma deficiência, recebendo menos do que precisaria, e irão ter áreas que estarão sentindo uma sobra”, explica o executivo.

A sustentabilidade é outro fator relevante na adoção de novas tecnologias. Nogueira lembra que o uso racional dos insumos gerado pela agricultura de precisão permite dimensionar o impacto que a produção está causando ao meio ambiente e se está havendo de fato sustentabilidade. “A era digital nos traz uma série de dados que faz com que os produtores possam tomar as melhores decisões do que fazer e como fazer com um incremento importante – o tempo”, diz Nogueira.

Com isso, a falta de conexão no campo tem sido visto como fonte de prejuízos e atrasos no agronegócio, gerando perda de tempo e menor produção, entre uma série de outros fatores. “A tecnologia deve se adequar a cada tipo de realidade e necessidade do produtor, desde os mais pequenos aos grandes, para que haja a reação imediata na detecção de algum problema com assertividade”, observa Rodrigo Bonato, diretor de vendas da John Deere.

Saída privada

Em Diamantino, no Mato Grosso, a fazenda Paiaguás pode ser considerada um ponto fora da curva no país. Com cerca de 27 mil hectares conectados de ponta a ponta, a propriedade usa tecnologia desenvolvida pela John Deere para acompanhar a produtividade das máquinas agrícolas. Assim, o produtor consegue visualizar as operações, administrar os talhões de manejo e executar análises para a melhor tomada de decisão de forma ágil em sua propriedade.

“Através do painel de controle o produtor consegue ver quais são as horas que as máquinas são mais utilizadas e quando o operador está em operação. Uma ferramenta muito importante utilizada é o acesso remoto ao monitor, onde é possível ver o que o operador está enxergando à distância”, diz Emanuel Ritter, líder de Projetos da Suporte Conectado John Deere.

Esses resultados, contudo, só são possíveis porque os dados que as máquinas transmitem são muito pequenos. Com isso, elas fazem chamadas periódicas, permitindo que com sinal de celular qualquer tipo (2G, 3G ou 4G) seja possível fazer a comunicação com a estação de monitoramento da fazenda.

“O sinal dessa fazenda trabalha numa frequência de 250 Mhtz gerado pela torre de cobertura. É uma frequência mais baixa que o normal, uma vez que quanto mais baixa ela for maior será a cobertura utilizando apenas uma torre de sinal “, afirma Nogueira, ao explicar a infraestrutura oferecida pela companhia para atender aos seus clientes.

No vídeo abaixo, o líder de projetos da Suporte Conectado, Emanuel Ritter, explica com exclusividade ao Portal DBO o modelo de conectividade rural por meio do aplicativo da John Deere. O software na palma da mão é essencial para pequenos e médios produtores que possuam entre 2 ou 4 máquinas e não queiram acompanhar o andamento delas por um monitor de computador.

[videopress mffcaB0L]

Promessa pós campanha

Durante a edição deste ano da Agrishow, a Ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, afirmou que a melhoria da conectividade no campo é algo que deve ocorrer em breve. “O governo trabalha afinado, é um time que conversa. Tenho mantido entendimento também com a Ciência e Tecnologia (ministério) e vocês verão em breve a nossa conectividade no campo. Esse é um dos legados que o presidente deixará”, disse em seu discurso.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: