Falta de chuva prejudica plantio da soja e desenvolvimento do milho no Rio Grande do Sul

De acordo com a Emater, o plantio da oleaginosa chegou a apenas 5% da área reservada para a cultura no Estado
Foto: Faep/Arquivo ANPr

O plantio da soja 2020/21 no Rio Grande do Sul continua dependendo da chuva e a lavoura ocupa 5% da área projetada. Segundo informou a Emater, em algumas regiões os trabalhos chegaram a ser interrompidos.

“Com vários dias sem precipitações, a umidade do solo está muito abaixo da ideal para a semeadura e germinação das sementes. Assim, os produtores não realizam semeadura para evitar perda de sementes”, explica a empresa em nota. “Nas áreas com irrigação, os cultivos estão com bom desenvolvimento inicial. Nas de sequeiro, a emergência é desuniforme e já ocorre morte de plântulas.”

A falta de umidade também afeta a área semeada com milho. “Em algumas regiões do Estado, há lavouras de milho com sintomas de estresse hídrico. O plantio da cultura chega a 70% a área total estimada”, diz a Emater.

Ainda de acordo com a empresa, “o predomínio de tempo bom, com temperaturas médias entre 13 e 25ºC, permitiu a execução das atividades de semeadura do arroz, principalmente em áreas de maior dificuldade de drenagem, que agora se encontram com umidade ideal.

O plantio da cultura já atinge 50% da área total estimada.” Quanto à colheita de trigo, ela atinge “mais de 30% da área”. “O tempo seco e as altas temperaturas favoreceram a maturação e colaboraram com o avanço da colheita”, informa. “A produtividade das lavouras apresenta grande variabilidade devido aos danos causados pelas geadas correlacionados com o período de semeadura, a localização das lavouras e ciclo das cultivares.”

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.