Faltou boi em MT, mas abates continuaram em alta

Estado levou para o gancho 538,6 mil animais no décimo mês do ano, mas reduziu matanças de fêmeas no mesmo período

Mesmo com a confirmação de forte escassez de animais terminados, registrada ao longo deste período de entressafra, o Mato Grosso tem conseguido elevar o número de bovinos abatidos. Em outubro, foram levadas ao gancho 538,6 mil cabeças no Estado, um avanço de 9% em relação ao mês anterior (494,2 mil).

Os dados foram apresentados por Marianne Tufani, analista de Bovinocultura de Corte do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), com base no levantamento mais recente do Instituto de Defensa Agropecuária do Mato Grosso (Indea).

+Mato Grosso eleva em 11% quantidade de bovinos confinados em 2019
+Frigoríficos perdem queda de braço com pecuaristas

Na comparação com outubro de 2018, quando foram abatidas 498,1 mil cabeças, houve aumento de 8%.

Na avaliação do Imea, a maior parte dos animais abatidos no Mato Grosso envolveu entregas de contratos a termo. Ou seja, “para aqueles frigoríficos do Estado que não realizaram este tipo de negociação, houve dificuldade em fechar as programações de abate”.

De acordo com o instituto, em outubro, as escalas de abate dos frigoríficos que operam em Mato Grosso ficaram em torno de 5,95 dias. O período é 5% menor, na comparação com setembro deste ano e 12% inferior à programação registrada em outubro de 2018.

Recomposição de matrizes

Chama a atenção o movimento recente de maior retenção de fêmeas nas fazendas de Mato Grosso. Em outubro passado, foram levadas ao gancho 162,3 mil fêmeas, o que representa uma queda de 3% sobre o volume registrado no mês anterior, de 167,6 mil cabeças, informa Marianne.

Na comparação o com pico mensal de abate de fêmeas no Estado, deste ano, de 256,3 cabeças registradas em janeiro, em outubro/2019 as matanças da categoria caíram 36,6%.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: