Fase de alta: Ciclo pecuário está cada vez mais parecido com o de 2015/16

Agrifatto chama a atenção para o avanço no ágio do bezerro e o acréscimo no abate de novilhas

O comportamento atual do mercado brasileiro de bovinocultura de corte começa a ficar cada vez mais parecido com o movimento observado no ciclo 2015/16, período de alta no mercado pecuário. É o que mostra um relatório analítico escrito nesta terça-feira, 15 de outubro, pela médica veterinária Lygia Pimentel, consultora da Agrifatto, em parceria com os também analistas Caroline Matos (zootecnista) e Gustavo Machado (engenheiro agrônomo).

+Preço do boi gordo com entrega para maio se aproxima de R$ 173/@

Segundo relembram os consultores, em 2015, os preços dos animais de reposição começaram a refletir o forte aumento nos abates de vacas observado nos dois anos anteriores (2013 e 2014), quando a participação das fêmeas atingiu o pico de 42% das matanças totais de bovinos. Com isso, em 2015, o ágio do bezerro sobre a arroba do boi gordo foi para as nuvens, atingindo o maior patamar da última década – 46%.

“Este (mesmo) movimento já começa a ser percebido novamente pelo mercado, uma vez que a reposição se mostra gradualmente mais valorizada neste ano, aumentando a sua representatividade na composição dos custos da pecuária nacional”, observam os analistas. No acumulado de 2019, continuam os consultores, o ágio do bezerro já gira em torno de 33% na praça paulista, com a arroba desta categoria precificada em 204,72/@ (média anual), patamar próximo ao observado em 2016 (quando o ágio esteve em 32%).

Os avanços nos abate de fêmeas em 2013 e 2014 resultaram, conforme o esperado, em redução da capacidade produtiva de bezerros do rebanho brasileiro, o que pressionou positivamente o valor de animais mais jovens, assim como elevou posteriormente a pressão sobre as categorias mais eradas. “Trata-se de um movimento que já está em curso em 2019 e que deve dar fôlego à arroba do boi gordo, especialmente na temporada de 2020”, destacam.

Novidade deste ano

Neste início de de ciclo de alta da pecuária de corte, a grande novidade, segundo os analistas da Agrifatto, está sendo a maior participação de novilhas nos abates totais, movimento motivado sobretudo pelo avanço da demanda externa por essa categoria animal. “Boa parte das novilhas abatidas destina-se à exportação”, afirmam os analistas, acrescentando que as fazendas de cria estão elevando os aportes em tecnologias, o que contribui para a melhor relação de custo-benefício no processo de engorda dessas fêmeas jovens.

No entanto, ressalta os consultores, além do movimento de intensificação da produção, o avanço dos abates de novilhas também ocorreu em decorrência dos ágios ofertados pela arroba da categoria. “Assim, por serem abatidas jovens, essas novilhas não têm a chance de provar seu potencial reprodutivo e oferecer bezerros ao mercado, o que aumenta ainda mais a pressão no funil dos preços, elevando o potencial de valorização da arroba do boi gordo e, possivelmente, encurtando a duração da fase de alta do ciclo pecuário atual”, concluem os analistas.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

BLACK FRIDAY DBO

Plano anual

-25% OFF

Conteúdo de qualidade para quem vive de pecuária.