Fiesp prevê aumento de 1,4% no consumo de carne bovina no Brasil

Projeção do Departamento do Agronegócio da Fiesp leva em consideração cenário de equilíbrio fiscal e de efetivação das reformas econômicas

O consumo brasileiro de carne bovina deve registrar crescimento de 1,4% em 2019, segundo aponta Departamento do Agronegócio (Deagro) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em estudo divulgado nesta quinta-feira. A projeção leva em consideração um cenário de equilíbrio fiscal e da efetivação das reformas econômicas.

“O novo Governo Federal tem demonstrado compromisso com o ajuste fiscal, tendo como bases o enxugamento do Estado e as reformas necessárias, como a previdenciária, capaz de trazer mais confiança ao mercado”, avalia o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

O estudo, intitulado “Outlook Fiesp 2028 – Projeções para o Agronegócio Brasileiro”, traça um panorama do setor para a próxima década e aponta que o Brasil deve registrar “ganho de participação no mercado mundial entre as principais commodities que produz e exporta”.

+Brexit pode trazer mudanças ao comércio mundial de carne bovina
+Maior oferta de frango tende a atrapalhar demanda por carne
+Exportações de carne para Rússia não atingirão volumes pré-embargo

O desempenho estimado para as carnes (bovina, suína e de frango) em 2019 sobre 2018 é de incremento na produção de carne bovina (+1,8%), carne de frango (+2,0%) e suína (+2,3%). O consumo doméstico deverá ter aumento de 1,4% para carne bovina, 1,4% para carne de frango e 1,7% para suína.

Os dados do estudo também indicam uma safra de milho em 2018/19 de até 93 milhões de toneladas, 14% maior em relação a 2017/18, resultado de uma maior produtividade (+10%) e área plantada (+4%). As exportações devem crescer 27%, para cerca de 32,5 milhões de toneladas.

A safra de soja foi projetada em 116 milhões de toneladas (-3% em relação a 2017/18), acompanhando os problemas climáticos observados na virada do ano. As exportações da oleaginosa devem ser 16% menores em 2018/19 em comparação à safra 2017/18, estimadas em 71 milhões de toneladas.

Para cana-de-açúcar, a expectativa é que a safra 2019/20 chegue a 617 milhões de toneladas, incremento de 3% ante 2018/19, reflexo de uma maior produtividade (+3%) e uma área plantada relativamente estável (-0,5%). A produção do açúcar deve ficar relativamente estável (+0,7%), enquanto a do combustível deve ser 6% maior entre 2018/19 e 2019/2020.

No caso do café, o estudo prevê uma queda na produtividade (-8% sobre 2018/19) e na área plantada (-1%), impactando a produção que deve recuar em 8,5% em relação à 2018/19.

Roberto Betancourt, diretor do Deagro, contudo, destaca que essas projeções podem sofrer influências de ameaças de curto prazo, como a incerteza quanto à questão do tabelamento do frete e o fim do convênio 100 do ICMS em abril deste ano. O convênio reduz o ICMS sobre os insumos agropecuários desde 1997. “Para as projeções, partimos da premissa que essas ameaças serão resolvidas de forma satisfatória no horizonte projetado”, explica Betancourt.

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: