Forte demanda internacional por carne bovina impulsiona desempenho da Minerva

Compras da Ásia influenciaram o aumento das vendas da companhia no segundo trimestre do ano

Continue depois da publicidade

Foto: Mapa.

A forte demanda internacional por carne bovina foi um dos fatores que impulsionou o bom desempenho da brasileira Minerva Foods, a maior exportadora de carnes da América do Sul, no começo deste ano. As exportações responderam por 72% da receita bruta da empresa no segundo trimestre e cresceram 16% sobre o mesmo período do ano passado, segundo informações divulgadas e comentadas por executivos da companhia em conferência online a investidores nesta quarta-feira (29/07) pela manhã.

As compras da Ásia influenciaram o aumento das vendas. O continente respondeu por 50% da receita de exportação das unidades da Minerva no Brasil no segundo trimestre, bem acima dos 25% do mesmo período de 2019. Em contrapartida, outras regiões do mundo caíram em participação. Foi o caso do Oriente Médio, que saiu de uma fatia de 27% de abril a junho do ano passado para 9% em iguais meses deste ano. Américas, União Europeia e África também recuaram em participação e Comunidade dos Estados Independentes (CEI) – os países da antiga União Soviética – cresceu. O Nafta, que não era destino em 2019, passou a comprar, com 1%.


O volume anteriormente destinado à região foi absorvido em sua grande parte pela demanda do mercado asiático”, informou a empresa em seu relatório do segundo trimestre sobre a queda na participação do Oriente Médio de exportação da Minerva no Brasil. Na Ásia, a China é o grande destino das vendas da Minerva, mas não apenas ela apresenta demanda expressiva.

Fernando Galleti de Queiroz, CEO da Minerva Foods

A performance das exportações deixa cada vez mais evidente a crescente demanda da Ásia por carne bovina, em especial da China, mas também de outros mercados como Indonésia e Malásia, um movimento que deve se acentuar ainda mais nos próximos períodos”, disse na conferência o presidente da Minerva, Fernando Galletti de Queiroz.

Nas unidades da empresa no Uruguai, Paraguai, Argentina e Colômbia, chamadas de Athena Foods, a Ásia também foi o maior mercado, com 42%, mas houve pequena queda na participação, de um ponto percentual, na mesma comparação. A fatia do Oriente Médio subiu de 5% para 7%.

De acordo com Queiroz, as perspectivas no mercado externo seguem bastante favoráveis. Ele citou a peste suína africana que atinge a produção de porco na China, abrindo mais espaço para a carne bovina brasileira, a mudança de hábitos de consumo no Sudeste Asiático como efeito da maior urbanização e expansão da renda e da classe média, os problemas com a oferta de carne na Austrália, concorrente do Brasil na área, e o impacto da pandemia na produção dos Estados Unidos. “E agora mais recentemente os problemas vividos pela Índia na exportação de carne de búfalo, abrindo oportunidades em diversos mercados da Ásia e Oriente Médio”, disse.

Segundo o presidente da Minerva, esse cenário reflete uma maior abertura dos mercados para países exportadores da América do Sul como Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia e Uruguai. “Novos mercados e novas habilitações para esses países já são uma realidade”, disse Queiroz. Ele citou a reabertura do mercado de carne dos Estados Unidos para o Brasil, a habilitação da Rússia para as carnes bovinas da Colômbia, a abertura da Arábia Saudita para Paraguai, Uruguai e Colômbia e da Tailândia para as carnes do Brasil.

Além do fator externo, Queiroz falou do trabalho da empresa para o bom desempenho. “Nossa performance operacional no segundo trimestre reflete não somente o bom momento das exportações e a forte demanda internacional por carne bovina, mas também a excelência da Minerva na gestão das suas operações”, disse. A empresa encerrou o segundo trimestre com uma posição de caixa de R$ 6,8 bilhões. “O que nos garante tranquilidade frente aos desafios do momento e em linha com nossa gestão conservadora de caixa”.

No segundo trimestre do ano, a Minerva teve taxa de utilização da capacidade de 63% no Brasil e de 76% nas unidades Athena Foods. De acordo com o diretor de Relações com Investidores da companhia, Edison Ticle, a utilização da capacidade consolidada (todas as operações) ficou ao redor de 70%, o que se aproxima muito do que deve ser o novo normal enquanto a pandemia de covid-19 perdurar.

Para auxiliar os pequenos e médios negócios do setor de carnes que são clientes da Minerva no enfrentamento ao período de crise causado pela pandemia da Covid-19, a empresa criou um fundo emergencial de alívio no valor R$ 32 milhões. O recurso será disponibilizado como forma de empréstimo com um ano de carência, juros baixos e prazos alongados para pagamento.

A Minerva anunciou na conferência também a criação de uma área de inovação, que terá três focos de atuação. Um deles será o desenvolvimento e gerenciamento de dados estatísticos e ferramentas de inteligência artificial para ajudar nas tomadas de decisões da empresa.

Outro foco será em e-commerce e marketplace, com a criação de iniciativas para aproveitar oportunidades na área, inicialmente no Brasil, Argentina e Paraguai.

O terceiro foco é o investimento em startups da cadeia de valor na qual a Minerva atua, como proteínas alternativas, logística, pecuária, agritech e varejo. Serão destinados até US$ 30 milhões para até 10 empresas.

Saiba mais
Minerva lucra R$ 253,4 milhões e tem o melhor 2º trimestre de sua história
Programa de Eficiência de Carcaça da Minerva reúne mais de 640 pecuaristas
Minerva cria área de inovação com 3 principais iniciativas

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: