França notifica mais 15 casos da cepa HPAI da gripe aviária

Até o momento são 1.383 casos em plantéis comerciais de aves, 47 casos em animais selvagens e outros 35 casos em galinhas

O Ministério da Agricultura da França confirmou mais 15 casos de uma cepa altamente patogênica de gripe aviária (HPAI), que tem sido responsável por surtos da doença no país. Até o momento são 1.383 casos em plantéis comerciais de aves, 47 casos em animais selvagens e outros 35 casos em galinhas. A pasta não informou em que região esses animais foram identificados.

Na semana passada, o ministério havia baixado o nível de risco de infecção pela cepa HPAI no país e notificado o início de um experimento com uma vacina aplicada em aves para limitar a disseminação do vírus. Segundo o órgão, até o momento, 36 países da Europa registraram a ocorrência da doença.

A entidade orienta, como medida de prevenção ao avanço do vírus, o abate de animais que estiverem em locais contaminados, a desinfecção da área e o controle da circulação de outras aves da propriedade em zonas definidas como proteção e vigilância. O consumo de carne, fígado e ovos – assim como qualquer produto alimentar feito de aves – não apresenta risco para os humanos.

VEJA TAMBÉM | Gripe aviária: autoridades dos EUA notificam primeiro caso de variante em humanos

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.