No período de um ano (de janeiro de 2018 a janeiro de 2019), o preço médio do frango, concorrente direto da carne bovina, subiu 7,61% no varejo brasileiro, enquanto os cortes do dianteiro e do traseiro tiveram aumento mais modestos, de 2,62% e 1,90% em igual período, respectivamente.
É o que mostra o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), chamado de “cesta Abrasmercado”, composta pelos 35 produtos mais consumidos nos supermercados brasileiros.
Recentemente, analistas do Rabobank, banco sediado na Holanda que acompanha de perto os principais mercados agropecuários do mundo, disseram que existe a expectativa de queda no valor do frango brasileiro ao longo de 2019. O movimento seria incentivado pela incapacidade do mercado internacional absorver todo o excedente do produto gerado pelas indústria de aves do Brasil.
Eventuais baixas no valor do frango podem incentivar ainda mais o consumo desta proteína no mercado interno brasileiro, atrapalhando a tão esperada retomada do consumo doméstico de carne bovina.