Menu
Menu

Frutas e hortaliças geram mais empregos do que a soja no Brasil

Atividade gera 13 milhões de empregos em uma área de pouco mais de 5 milhões de hectares no país

A produção de frutas e hortaliças no Brasil gera cerca de 13 milhões empregos diretos e indiretos, em uma área de pouco mais de 5 milhões de hectares. Os números são destaques do relatório Cenário Hortifruti Brasil – parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) e o programa Hortifruti Saber & Saúde. O resultado supera a cadeia de soja, que tem área superior a 34 milhões de hectares de norte a sul do País.

+Preços do tomate só devem voltar ao normal no próximo semestre
+Variação do preço do tomate chega a 88,66% em Goiânia

De acordo com o relatório, o Estado de Minas Gerais se destaca em 15 dos 24 cultivos pesquisados, como o de morango, do qual é o principal produtor (75 mil toneladas anuais) e do abacate (52 mil toneladas, atrás apenas de São Paulo, com 104 mil toneladas).

Em relação ao montante de produção, o levantamento aponta que são 37 milhões de toneladas anuais, das quais entre 3% e 5% são exportadas. No entanto, o levantamento realizado pela CNA e Abrafrutas aponta que, apesar dos números relevantes, algumas áreas tradicionais de cultivos do país estão perdendo força.

“Os Estados de São Paulo, Minas Gerais e o Sul estão reduzindo suas áreas de produção. Isso se dá em função do elevado preço da terra, da menor disponibilidade de mão de obra e de problemas fitossanitários ocasionados pela manutenção de um único tipo de manejo por anos consecutivos em uma dada área”, destaca Adriana Brondani, coordenadora científica do programa Hortifruti Saber e Saúde. Segundo ela, regiões do Cerrado e Nordeste ainda expandem sua produção.

A pesquisa também destaca o uso racional de insumos agrícolas e a adoção de tecnologia pelos produtores, cujo uso e citado por mais de 50% dos produtores nas culturas de mamão, melão e brócolis.  “A fertilização foi identificada como um dos manejos mais importantes, uma vez que seu uso correto resulta em um uso mais racional de defensivos. A irrigação e as práticas culturais, a exemplo das podas, também são fatores decisivos na produtividade e no sucesso dos agricultores de frutas e hortaliças”, diz o comunicado.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho