Menu
Menu

Fundo investirá até R$6 milhões em empresas do agro

Pontes para Inovação busca companhias que usam tecnologias da Embrapa e queiram expandir

A chamada “Pontes para Inovação”, lançada pela Embrapa e Cedro Capital em setembro de 2017, chega à segunda edição com novas oportunidades para empresas privadas e startups que adotam tecnologia da Embrapa ou têm planos de expansão por meio de ativo tecnológico desenvolvido ou em desenvolvimento em conjunto com a instituição. A iniciativa de fomento à inovação, com inscrições abertas até 21 de outubro de 2018, visa identificar empresas adotantes de tecnologias da Embrapa interessadas em se candidatar à análise de potencial investimento para aceleração e expansão do negócio com aporte de até R$ 6 milhões de fundo de investimento gerido pelos investidores e aceleradoras apoiadores do programa.

Para a edição 2018, além da Cedro Capital, a gestora de fundos de investimento SP Ventures e as aceleradoras Cotidiano e Acceleratus serão parceiras da iniciativa. “Dessa forma, ampliam-se as possibilidades de investimentos e conexões com programas de aceleração para as empresas inscritas que estejam em estágio inicial de desenvolvimento”, comenta Alessandro Machado, sócio diretor da Cedro Capital. Outra novidade para este ano é que, além de captar investimentos, as empresas selecionadas poderão negociar com o Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC) um espaço físico para futura instalação.

Segundo Daniel Trento, gerente de inovação da Embrapa, “o conceito da chamada veio da percepção de que um dos maiores desafios para a adoção de tecnologias pelos parceiros da Embrapa é ultrapassar a barreira da prototipagem para o escalonamento e, consequentemente, atingir o mercado de forma consistente”.

Para Trento, a expectativa é repetir a boa procura das agritechs pela oportunidade de investimento. Em 2017, o Pontes para a Inovação recebeu 42 inscrições, das quais sete empresas foram finalistas. Dentre as finalistas, a empresa Gestão Integrada de Recebíveis do Agronegócio S/A (Gira) recebeu investimentos do fundo gerido pela Cedro Capital em 2018. “Participar do Pontes para Inovação foi uma das melhores decisões que tomamos. Empresas que tem um modelo disruptivo, como a Gira, precisam de apoio institucional, não só pelo aporte de capital, mas também pela possibilidade de acessar o conhecimento e a experiência que a Embrapa possui”, destaca Gianpaolo Zambiazi, fundador da Gira.

Seleção das empresas

A seleção das empresas, realizada em quatro etapas, inicia com as informações fornecidas na inscrição. A avaliação levará em conta o maior potencial de aceleração e expansão do negócio. Os requisitos para as empresas participarem e o cronograma com as quatro etapas da seleção estão listados no regulamento disponível aqui. Após o período de inscrições, os organizadores da chamada farão a avaliação das empresas e selecionarão um conjunto de empresas que passarão para a próxima etapa (Empresas Qualificadas).

Já na etapa de seleção das finalistas, as empresas qualificadas serão convidadas a fazer uma apresentação detalhada de seus negócios, presencial ou por videoconferência, podendo conter detalhamento de alguns requisitos já informados previamente, informações novas sobre outros aspectos identificados pelos organizadores ou ainda um vídeo de apresentação da empresa gravado pelos empreendedores.

Fonte: Embrapa.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho

Você + Portal DBO

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter e receba diariamente o melhor do agronegócio em seu e-mail.