G20 se compromete a manter mercados abertos

Em reunião virtual nesta quinta-feira, os líderes das maiores economias do mundo prometeram injetar US$ 5 trilhões para combate aos efeitos do coronavírus
Foto: Saudi Press Agency.

Os países que são parte do G20, grupo formado pelas maiores economias do mundo e a União Europeia, vão injetar US$ 5 trilhões no mundo com medidas para combater os impactos sociais, econômicos e financeiros da crise gerada pelo coronavírus. O valor foi anunciado em documento divulgado após a conferência de líderes dos países que integram o grupo, da qual o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou.

O Brasil faz parte do G20, assim como a Arábia Saudita. O país árabe está atualmente na presidência do grupo e vai ser sede da sua reunião de cúpula, em outubro deste ano. O rei saudita Salman bin Abdulaziz al Saud (foto acima) comandou o encontro virtual dos líderes dos países do G20. Segundo documento divulgado, o dinheiro anunciado será injetado por políticas fiscais, medidas econômicas e esquemas de garantias na economia dos países.

Na declaração, os líderes se comprometeram a facilitar o comércio internacional e evitar interferências ao seu tráfego. O documento informa que o grupo vai trabalhar para garantir o fluxo de suprimentos de produtos médicos, produtos agrícolas cítricos e outros bens e serviços entre os países, bem como para resolver as rupturas nas cadeias de suprimento globais. O G20 reiterou seu objetivo de manter os mercados dos seus países abertos.

Continue a leitura após o anúncio

O documento informa que o G20 vai trabalhar de forma rápida com organizações internacionais como Organização Mundial da Saúde, Fundo Monetário Internacional (FMI) e bancos multilaterais e regionais para implantar um pacote financeiro robusto. “Estamos prontos para fortalecer as redes de segurança financeira global”, afirma texto divulgado pelo G20. Os líderes pedem que essas organizações coordenem suas ações, inclusive com o setor privado, para apoiar os países emergentes nas áreas da saúde, econômica e social.

O grupo se diz seriamente preocupado com os riscos a todos os países, mas especialmente nas nações em desenvolvimento e menos desenvolvidas, onde os sistemas de saúde são menos capazes de lidar com o desafio da covid-19, e com os refugiados. O G20 se diz disposto ao financiamento humanitário. A declaração também informa que o grupo está pronto para agir e tomar outras medidas que possam ser necessárias.

O documento ainda traz declarações quanto ao lembrete da pandemia sobre a interconectividade e vulnerabilidade mundial e sobre a preocupação com o sofrimento e a perda de vidas no mundo todo. O G20 também enumerou uma série de ações que serão tomadas na área da saúde para o enfrentamento da pandemia.

O G20 listou como seus objetivos, no atual cenário: proteger vidas, empregos e renda das pessoas; restaurar a confiança; minimizar os efeitos no comércio e nas cadeias globais de suprimento; prestar ajuda aos países que precisam de assistência, coordenar medidas de saúde pública e financeiras.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio. 

Quais newsletter você gostaria de receber?
Notícias diárias (resumo do dia)Jornal de Leilões (semanal)