Gado do México entra “passeando” na fronteira com os Estados Unidos

O México é o maior exportador mundial de animais em pé, enquanto os Estados Unidos é o principal importador do mundo de gado vivo

Continue depois da publicidade

Em viagem ao Arizona, EUA, o analista australiano Ross Ainsworth relatou ao portal Beef Central a sua experiência vivida na fronteira com o México, onde pôde acompanhar de perto todo o processo de entrada de gado vivo mexicano em terras norte-americanas.

O México é o maior exportador mundial de animais em pé, enquanto os Estados Unidos é o principal importador do mundo de gado vivo.


“O processo de exportação de gado mexicano é maravilhosamente simples; os animais simplesmente entram nos Estados Unidos através de portões feitos especialmente para cortar o ‘muro’ (enormes cercas de aço) presente na fronteira que ficou famoso no governo de Donald Trump”, descreve (veja o vídeo no link).

Segundo ele, o comércio pela fronteira é acompanhado por um único cavaleiro e envolve lotes de 10 a 100 cabeças.

“Os guardas de fronteira observam o processo cuidadosamente durante a travessia que, neste caso, levou cerca de 1 hora para trazer um total de cerca de 1.000 cabeças para os EUA”, diz.

Em 2020, os exportadores mexicanos enviaram mais de 1,1 milhão de cabeças por meio da fronteira com os EUA, informa o analista.

Ao longo deste ano, continua ele, os números acumulados de embarques do México caíram, mas não tanto quanto a redução nas exportações australianas. “Em 2021, o México continuará mantendo a posição de maior exportado mundial de gado em pé”, prevê.

O analista Ainsworth esteve pessoalmente na fronteira da pequena cidade de Douglas, localizada ao sul de Tucson, Arizona.

“Apesar da região de fronteira ser um local incrivelmente restrito, os governos dos dois países se uniram para estabelecer um protocolo de travessia notavelmente eficiente”, relata.

No período pré-embarque, os animais são preparados em um pátio no lado mexicano, situado a apenas alguns metros da cerca da fronteira. Em um horário pré-determinado, o portão especial é aberto por funcionários dos EUA e o gado é conduzido até o pátio de recebimento do lado dos EUA, a 20 metros do portão – e o negócio é fechado.

Segundo Ainsworth, o comércio de gado para o Arizona a partir do estado mexicano de Sonora envolve um processo muito mais simples do que os pontos de travessia em outros estados do México, porque Sonora é o único estado fronteiriço livre de tuberculose bovina.

“Isso significa que o gado pode chegar ao pátio de quarentena mexicano um ou dois dias antes da travessia, onde ele é pesado, marcado com a letra “M” (sigla para o México) e inspecionado quanto à saúde pela equipe veterinária dos EUA”, informa.

Depois de concluírem com sucesso os protocolos, a documentação final é assinada pelos funcionários de ambos os governos e o gado é conduzido para o lado dos EUA, através da cerca de fronteira.

SAIBA MAIS | Interesses comerciais motivam ações contra a exportação de gado vivo, diz presidente da Abeg

Após a chegada ao lado dos Estados Unidos, o gado tem acesso a água e ração por algumas horas antes de ser pesado e transportado de caminhão para seu destino final.

A maioria dos animais mexicanos embarcados é uma mistura de raças jovens europeias, com um peso médio de pouco menos de 200 kg.

Comércio mundial de bovinos vivos 1
Principais exportadores 2
País/ano 2021 2020 2019
México 1.420 1.500 1.381
União Europeia 1.000 960 1.019
Austrália 900 1.100 1.344
Canadá 670 640 725
Brasil 370 290 535
Total geral 5.015 5.167 5.652
Principais importadores 2
EUA 2.050 2.110 2.043
Canadá 250 260 275
Egito 200 280 240
China 180 230 210
Rússia 70 75 112
México 19 20 29
Total geral 2.786 2.992 3.030
1 Em mil cabeças, países de maior expressão acompanhados pelo USDA. Os dados de 2021 são previsões e os de 2020, preliminares. 2 A partir de 2015, a Colômbia e Venezuela não são mais acompanhados nesta pesquisa. Fonte: USDA/FAS, outubro/2020.  Adaptação DBO.
Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: