Genética Senepol gera receita até 470% maior, aponta estudo

Levantamento do Cepea apontou ganhos econômicos com o uso de touros Senepol em cria, recria e engorda
Foto: Senepol 3G

O uso da genética de touros Senepol ma pecuária pode proporcionar receita até 470% maior quando comparada a fazendas tradicionais. É o que aponta estudo realizado pelo Cepea para avaliar os ganhos gerados com a raça bovina em propriedades pecuárias de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará.

“O estudo ajudou a comprovar que, aplicado dentro de um nível tecnológico adequado, o uso de reprodutores da raça Senepol permite a produção de animais de mérito genético superior e com maior valor agregado”, explica o pesquisador do Cepea, Sergio De Zen, responsável pelo estudo.

+Primeiros cortes de carne Senepol chegam ao mercado
+Senepol: número de registros subiu 11,2% em 2018
+Senepol ganha franquia de reprodutores

Na cria, a pesquisa indicou uma taxa de desfrute 43% acima dos rebanhos das fazendas típicas (modais) das regiões avaliadas, com 50,9% mais bezerros vendidos por hectare e 190,4% mais arrobas vendidas por hectare. O peso à desmama foi 30% superior, apesar de a idade dos animais ser igual (7,8 meses).

Ainda de acordo com a pesquisa, os produtores que trabalharam com touros Senepol conseguiram uma taxa de lotação 61% maior, levando a um aumento de 470%, na receita por área e uma margem líquida (receita-COT) 439% maior por unidade de área (262% por bezerro comercializado).

Em sistemas de recria e engorda, as fazendas que trabalham com animais cruzados Senepol apresentaram ganho de peso 91,4% acima da média, com uma taxa de lotação 12,81% maior. Com isso, a taxa de desfrute atingida foi 95% superior, garantindo 62,7% mais arrobas produzidas por hectare e 119,4% mais arrobas vendidas por hectare com uma idade de abate 30,1% inferior à média.

Em termos econômicos, a receita por área ficou 149% acima das propriedades típicas, com uma margem bruta 72% maior por hectare e uma margem líquida 8% maior por hectare. “Os resultados foram amplamente favoráveis à introdução da raça, com vantagens significativas do ponto de vista econômico nos três biomas que analisamos, o Amazônico, o Pantanal e o Cerrado”, observa o pesquisador do Cepea.

Para Zen, os resultados verificados no estudo indicam que a raça Senepol é altamente competitiva no mercado de carnes, inclusive no nicho de carnes nobres. De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB), Pedro Crosara, os resultados do levantamento estão norteando o Programa de Certificação da Carne Senepol e o Programa de Melhoramento Genético da raça no país.

“Estamos mostrando, com dados concretos e isentos, as vantagens econômicas do uso da genética Senepol em sistemas de cria, recria e engorda. Com isso, todo mundo ganha. Desde o pecuarista, ao receber um valor acima do mercado pelo produto entregue ao frigorífico, a indústria, com condições de abater o volume de animais necessários para a produção de carcaças de qualidade e, na ponta final, o consumidor, que encontrará com regularidade carne nobre para comprar”, afirma Crosara.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: