Menu
Menu

Geração Y ajudou a consolidar mercado de carne premium

Segundo Roberto Barcellos, fomento de novas marcas e selos está ligado a mudança no perfil do consumidor
Foto: ABCB Senepol

Por Alisson Freitas

Enquanto o consumo de carne bovina tem recuado nos últimos anos em função da crise econômica vivida pelo país, o mercado de carne premium cresce a passos largos no Brasil. Se antes era necessário ir a um restaurante para comer uma carne de qualidade, hoje é possível comprar cortes gourmet em diversos açougues, boutiques e até mesmo em supermercados.

De acordo com o especialista em carnes Roberto Barcellos, da Beef and Veal Consultoria, o crescimento deste mercado foi puxado pela mudança de perfil do consumidor, principalmente pela ascensão de pessoas entre 25 e 30 anos, a chamada Geração Y. “Os consumidores dessa faixa etária costumam ter uma relação mais intensa com a gastronomia e passaram a demandar produtos de maior qualidade. Isso é mais visível no mercado de carnes e no de cervejas artesanais”, afirmou.

Barcellos explica que a crescente demanda por parte desse consumidor obrigou a cadeia produtiva a se reorganizar, fomentando assim o surgimento de boutiques de carnes e fazendo com que um número cada vez maior de açougues e supermercados passassem a oferecer carnes de alta qualidade de diferentes marcas e selos. Esse movimento permitiu a consolidação e a criação de mais associações e núcleos que atuam na produção de carnes gourmet.

“Essa reestruturação foi rápida e intensa. Há cerca de oito anos era gritante a diferença dos açougues e casas de carnes nos EUA e no Brasil. Hoje, em qualquer região do Brasil você consegue encontrar produtos de altíssima qualidade que não ficam devendo nada aos do mercado externo”, destacou.

Para conseguir sucesso nesse segmento, o especialista aconselha que o pecuarista siga alguns exemplos de sucesso da cadeia de cafés premium. O primeiro, e talvez o mais importante deles, é a regularidade no fornecimento e padronização dos cortes. ““É fundamental que o consumidor encontre aquele produto sempre da mesma forma e saiba onde encontrá-lo”, destacou Barcellos, acrescentando que a tarefa pode ser extremamente difícil, uma vez que animais filhos dos mesmos pais podem apresentar diferentes tipos de carcaça e acabamento. “Para que o produto final seja padronizado, é necessário fazer o mesmo em todo o sistema produtivo, como raça, nutrição e manejo”.

O segundo aspecto citado pelo especialista é o caminho percorrido até a mesa do consumidor. “Muitas vezes a história vale mais do que o produto em si. A marca ou o selo deve saber contar toda o processo produtivo do pasto ao prato, mostrando a importância de todos os elos da cadeia”.

Por fim, Barcellos afirma que é necessário mostrar que a carne vem de um sistema sustentável, segue todos os preceitos de bem-estar animal e os animais não ocupam áreas de desmatamento recente. “Quem compra um corte de R$ 100 tem que saber quem produziu, onde produziu e como produziu. O consumidor leva para casa todo o pacote produtivo. Não se trata apenas da carne”, concluiu.

Fonte: Portal DBO

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho

Você + Portal DBO

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter e receba diariamente o melhor do agronegócio em seu e-mail.