Menu
Menu

Governo anuncia linha de crédito para produtores do Vale do Ribeira

Região foi atingida por fortes chuvas e ventos. Recuperação da produção pode levar até dois anos
Foto: Abavar

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo liberou nesta terça-feira, 11 de junho, uma linha de crédito de R$ 2 milhões para as cidades de Miracatu, Sete Barras, Jacupiranga, Cajati, Pariquera-Açu, Eldorado, Itariri e Pedro de Toledo, atingidas por fortes chuvas no início deste ano.

“A medida garantirá uma retomada da produção mais rápida e minimizará os impactos a esses empreendedores rurais”, diz a Secretaria em nota. De acordo com a pasta, os estragos provocados pelos temporais e fortes ventos em 250 unidades produtivas do Vale do Ribeira no final de maio pode fazer com que os agricultores do Estado demorem até dois anos para a volta da normalidade.

A Secretaria informa que o crédito pode ser solicitado por por produtores rurais (tanto pessoas físicas quanto jurídicas) e que o teto limite do financiamento é de R$ 60 mil. “É praticamente um empréstimo de cinco anos com taxa de juros bem abaixo do mercado. O pagamento poderá ser feito em até 60 meses. O pagamento em parcelas iguais tem carência de até dois anos e taxa de juros de 3% ao ano”, explica o secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira.

O governador João Doria ressaltou que a iniciativa irá reerguer a região, que é muito representativa nas duas culturas: banana e palmito pupunha. “Isso é um reconhecimento ao valor e à importância dessas atividades econômicas para o Estado. Tudo será sem burocracia junto à Secretaria de Agricultura e Abastecimento”, disse por meio do boletim.

A Coordenadora Executiva da Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira, Vera Vasconcelos, afirma que o dinheiro vai ajudar muitos produtores a recomeçar. “Usaremos a linha de crédito para começar do zero. Vamos retirar todas as bananeiras dos hectares, comprar insumos e mudas para replantar”.

A nota diz ainda que a liberação dos recursos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento é imediata. O financiamento pode ser solicitado até o dia 29 de novembro de 2019, junto ao Escritório de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Registro.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

Um panorama da pecuária do norte do MT

Última etapa do “Acrimat em Ação 2019”, acompanhada por DBO, visitou municípios do norte do MT, onde os pecuaristas lidam com estradas ruins e insumos caríssimos. Em alguns locais, o valor do calcário é quase proibitivo. 

Você precisa adquirir uma de nossas assinaturas.

Invista no básico bem feito

Pecuaristas, mesmo tecnificados, ainda pecam no manejo por não fazer planejamento, estabelecer metas e criar calendário de ações.

Café com frio

Especialista dá dicas de como evitar problemas com o frio no cafezal, cultura que gosta de “cabeça quente e pés frios”

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho