Governo publica novo decreto sobre selo social para produtores de biodiesel

Selo libera ao produtor acesso a alíquotas reduzidas de impostos

O Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23/10) publica o decreto presidencial que institui o Selo Biocombustível Social, nova denominação do já existente Selo Combustível Social. O ato regulamenta os critérios para a concessão do selo e traz ainda as condições para que produtores de biodiesel detentores do selo possam ter acesso a alíquotas reduzidas de PIS/Pasep e Cofins.

Em nota, o governo destaca que “a medida visa a uma maior inclusão da agricultura familiar ao permitir que tanto as cooperativas agropecuárias, que não detenham Declaração de Aptidão ao Pronaf, quanto as instituições que comercializam a produção de agricultores familiares possam ser habilitadas e reconhecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como entidades aptas a comercializar as matérias-primas dos agricultores familiares no âmbito do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB).”

O decreto estabelece que o Ministério da Agricultura, dentre outras competências, irá regulamentar os procedimentos, as responsabilidades e os demais requisitos para a concessão, a renovação e o cancelamento do uso do selo, além de fiscalizar os produtores que obtiverem o selo quanto ao cumprimento dos requisitos estabelecidos. A pasta tem 90 dias para editar a regulamentação. O texto publicado hoje revoga outros três: o Decreto 5.297/2004; o Decreto 6.458/2008; e o Decreto 7.768/2012.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.