Grupo de estudos da pecuária de corte estimula aprendizado

Criado em 2000, o Nepec segue modelo que pode ser replicado em outras universidades

Você já ouviu falar do Nepec? O Núcleo de Estudos em Pecuária de Corte (Nepec), inserido no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (Ufla), foi criado em agosto de 2000, com o intuito de congregar profissionais, estudantes, professores, pesquisadores, produtores e empresas em torno de assuntos e interesses em comum e, assim, trocar experiências para desenvolver conhecimento científico e tecnológico. Nesta coluna do Portal DBO, vamos compartilhar um pouco das nossas ações para, quem sabe, inspirar iniciativas semelhantes.
Aqui em Lavras, MG, o núcleo é composto por estudantes de graduação de diferentes períodos, mestrandos e doutorandos que dão suporte a diversas pesquisas, cujos temas hoje são: nutrição gestacional de vacas de corte, programação fetal, exigências nutricionais em bovinos de corte e nutrição de bovinos em confinamento.

E todo esse trabalho tem alguns objetivos: motivar e difundir a pecuária de corte, formar profissionais especializados na área, capacitar os membros para atuar no setor, promover cursos, organizar simpósios e integrar a Universidade e o setor produtivo.

Como funciona
O grupo realiza reuniões semanais com discussão de temas técnico-científicos sobre pecuária de corte intercaladas com casos práticos de produtores que nos procuram, além de realizar palestras e viagens técnicas para juntar teoria e prática.

O Nepec também é um dos responsáveis pelo setor de Bovinocultura de Corte da Universidade Federal de Lavras, que tem um rebanho P.O. de animais da raça Tabapuã, criado e recriado a pasto, e integrante do Programa Nacional de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ. Após o período de recria, as fêmeas do rebanho são destinadas à reposição e os machos são vendidos como tourinhos. Os membros do Nepec ficam responsáveis por todo o manejo desses animais e isso os auxilia na sua formação, porque aprendem a trabalhar em equipe e gerenciar pessoas. Essa também é uma excelente oportunidade de se aproximarem da realidade do dia a dia de uma fazenda.

O Nepec realiza ainda, em caráter bianual, o Simpósio Internacional de Pecuária de Corte (Simpec) que, desde a sua criação em 2001, já contou com a participação de cerca de 3.000 pessoas. Na última edição, de 2017, ele ganhou cara nova, ao somar ao conteúdo técnico-científico, uma Feira de Carreiras em Pecuária de Corte e uma seção chamada Pecuária de Sucesso, com casos práticos apresentados por profissionais que vivem a pecuária de corte cotidianamente e conhecem bem os desafios do setor.

Por meio da formação de profissionais e da difusão de novos conhecimentos, o Nepec contribui com a pecuária brasileira. Somos apaixonados pelo que fazemos e ávidos por produção de carne de qualidade com sustentabilidade. Para saber mais sobre o grupo, fique de olho nas nossas redes, e continue acompanhando a coluna.

*Texto de autoria de Mateus Pies Gionbelli, professor de Bovinocultura de Corte da UFLA e Tutor do NEPEC; Priscilla Dutra Teixeira, doutoranda em Zootecnia da UFLA e Davi José de Almeida Soares, graduando em Zootecnia da UFLA.

Site: www.nucleoestudo.ufla.br/nepec
Email: uflanepec@gmail.com
Facebook: /nepecufla
Instagram: @nepecufla

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pocket
Pocket

Conteúdo relacionado:

Sobre o autor

Menu

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

Fechar Menu
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: