Guzerá: Touros da bateria leite da CRV Lagoa se destacam em sumário

A 21ª edição do Sumário do Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite (PNMGuL) foi lançada em junho pela Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG)
Sulfo TE Taboquinha (Foto: Divulgação)

Lançada de forma virtual no dia 30 de junho, a 21ª edição do Sumário do Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite (PNMGuL) traz o mérito genético de mais de 750 touros e mais de 520 matrizes na forma de ranking para leite, além de outras 23 características de relevância econômica para os sistemas de produção de leite e de duplo propósito.

+ Embrapa lança 21º sumário de touros da Raça Guzerá com novidades na tabela

Continue a leitura após o anúncio

A bateria da CRV Lagoa também se posiciona entre os melhores resultados do programa da raça. Dos 404 touros que tiveram confiabilidade superior a 0,50 e filhas de primeira lactação em pelo menos três rebanhos, quatro animais da central com sede em Sertãozinho, SP, tiveram excelentes resultados nas avaliações, com destaque para Sulfo TE Taboquinha (foto) e Trono TE Taboquinha, classificados entre os Top 30.

Sulfo TE Taboquinha alcançou a 5ª colocação, com PTA Leite de 480 kg. Com altíssima confiabilidade de 93%, Sulfo é um reprodutor muito equilibrado, que passa para suas progênies muita força leiteira e alta qualidade de sistema mamário.

“O touro vem se destacando em sua produção, com três filhas no sumario PNMGuL entre as Top 50”, destaca Antônio Garcia, gerente de produto Leite Zebu da CRV Lagoa.

Outro destaque é Trono TE Taboquinha, cujo PTA Leite foi de 323 kg. O reprodutor tem se destacado por sua produção, também com três filhas no Sumário PNMGuL entre as Top 50. “Trono é um touro provado dentro do Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá, sendo filho de Pequi TE Taboquinha em uma vaca de 4,049kg de leite em sua lactação”, explica o gerente.

Com PTA Leite de 175 kg, Caim JF é um touro provado dentro do PNMGuL e vem de uma genealogia muito consistente. Filho de Rena JF, que tem lactação de 7,804 kg de leite em 365 dias, Caim se destaca nas suas progênies, tendo filhas com muito arqueamento de costelas, linha de dorso, lombo e ossatura muito fortes.

Cálice JF é outro touro provado, com PTA de 153 kg para leite. O reprodutor também possui uma genealogia bastante consolidada dentro da raça. Sua mãe, Bárbara JF, tem lactação de 10,846 kg de leite em 365 dias e é recordista mundial de produção, enquanto sua irmã, Canja FIV JF, foi recordista no Concurso Leiteiro da Megaleite em 2015, com média de 48,28 kg e produção na 1ª cria de 4.753 kg.

Fonte: Ascom CRV Lagoa

Fique por dentro das novidades envolvendo bovinos de corte e leite em Raças

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Revista DBO – Saindo na frente

Confira a edição de setembro, que traz o “Especial de Genética e Reprodução” com 7 reportagens exclusivas, além de outras 21 reportagens e análises sobre o mundo da pecuária

Revista DBO – Saindo na frente

Confira a edição de setembro, que traz o “Especial de Genética e Reprodução” com 7 reportagens exclusivas, além de outras 21 reportagens e análises sobre o mundo da pecuária

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO