Menu
Menu

“Hambúrgueres alternativos não passam de modismo”

Especialista faz uma lista das dietas que um dia estiveram na moda e prevê vida curta no consumo de hambúrgueres vegetais

Recentemente, a gigante em alimentos Nestlé e a rede de fast-food Burger King anunciaram a decisão de começar a produzir hambúrgueres vegetarianos. Na visão do norte-americano Gregory Bloom, um técnico em qualidade que trabalha na linha de abate de unidades de produção de carne bovina nos Estados Unidos, a atual onda das proteínas à base de vegetais e das chamadas carnes artificiais produzidas em laboratórios não passam de mais “um dos muitos modismos alimentares”.

Segundo Bloom, essa mania que hoje chama a atenção de um grande número de pessoas no mundo, assim como muitas outras que já perpetuaram no passado recente, tende a “desaparecer” das dietas preferenciais dos consumidores. “Estamos apenas no meio de outra moda de dez anos”, diz Gregory Bloom, em artigo publicado pelo portal norte-americano Meatingplace.

Para reforçar a sua teoria, Bloom listou algumas das dietas de “moda passageira” do século passado:

1820 – Lord Byron populariza a “Dieta do Vinagre e da Água”, que envolve beber água misturada com vinagre de maçã.

1930 – A “Dieta da Grapefruit” (também conhecida como a Dieta de Hollywood) é criada. O plano popular exigia comer toranja (fruto também chamado de jamboa, laranja-melancia, laranja vermelha, entre outros nomes) em todas as refeições.

1950 – A dieta da “sopa de repolho” prometia a perda de 10 kg a 15 kg em uma semana.

1975 – Um médico da Flórida criou a “Cookie Diet”, um plano em que você come biscoitos feitos com uma mistura de aminoácidos.

1985 – Harvey e Marilyn Diamond publicaram a “Fit for Life”, que proibia carboidratos complexos e proteínas de serem consumidos durante a mesma refeição.

1988 – A “Dieta Líquida”: Oprah Winfrey caminhou até o set de seu show, puxando dramaticamente uma carroça cheia de gordura para representar os 67 quilos que ela perdeu nessa dieta moderna.

1992 – Robert C. Atkins, MD, publicou o “Dr. Atkins ‘New Diet Revolution”, um plano de alta proteína e baixo teor de carboidratos.

2000 – Gwyneth Paltrow promove a “Dieta Macrobiótica”, uma dieta japonesa restritiva baseada em grãos integrais e vegetais.

Essas dietas, diz o especialista norte-americano, são apenas uma pequena parte dos modismos alimentares do século passado. Há simplesmente muitos outros para listar, ressalta Gregory Bloom. “De tempos em tempos, sempre surge algo de ‘novo’ que tem a pretensão de ser um atalho para a saúde ideal. Mas as manias sempre vão desaparecer; não temos nada a temer com esses modismos atuais; pode vir!”, conclui o especialista.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho

Você + Portal DBO

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter e receba diariamente o melhor do agronegócio em seu e-mail.