Hereford e Braford: Índice de facilidade de parto é novidade em sumário

A publicação apresenta 350 touros Hereford e Braford - crescimento de 8% sobre o número de animais avaliados na edição passada

As novidades em relação ao sumário de touros Hereford e Braford da Conexão Delta G foram apresentadas em live na noite desta quinta-feira, 3 de setembro.

A publicação apresenta 350 touros – crescimento de 8% sobre o número de animais avaliados na edição passada. Além disso, 80% dos exemplares HB que estão no sumário são de rebanhos provenientes dos associados da Conexão Delta G. 

Na ocasião, os especialistas da Conexão Delta G, do Gensys, consultoria que elabora a publicação, e da Progen, parceira no programa Touro Jovem, esclareceram dúvidas e mostraram como funcionam os programas e a construção dos índices para o sumário – a publicação está disponível em www.conexaodeltag.com.br

A presidente da Conexão Delta G, Patricia Wolf, falou que o sumário conta com os dados de 18 empresas associadas, 30 touros em centrais, cerca de 20 mil matrizes Hereford e Braford ativas, avaliação de 25 características e 420 mil animais avaliados.

“No ano de 2019 foram dez mil produtos desmamados. Consideramos isto para a população das raças que trabalhamos são números importantes. Os fundadores da Conexão Delta G coletam estes dados há 45 anos. Procuramos dentro do nosso grupo trabalhar a qualidade e consistência dos dados”, ressaltou Patrícia.

Para o presidente do Conselho Técnico da Conexão Delta G, Bernardo Pötter, a publicação apresenta um nível de seleção rigoroso com características fundamentais que são compiladas nestes índices de desmama e final. Atualmente, 50% são compostos em característica de crescimento e os outros 50% divididos em características de carcaça, perímetro escrotal e outros itens auxiliares.

“A nossa rotina é coletar dados, avaliar e descartar. Chegamos a um nível de pressão de seleção e do rigor de dados. Aprendemos a ter uma coleta de dados rigorosa e bem feita e chegamos ao nosso sumário”, salientou.

Fernanda Brito, do Gensys, apresentou os índices; entre eles, a novidade para o ano que é o índice de facilidade de parto. Foram utilizadas três características que são predominantes para a formação deste índice: peso ao nascer, duração da gestação e auxílio ao parto. Foram estudados 50 mil dados e se optou pela utilização de uma base de 15 mil dados das fêmeas, de dois a três anos, por serem as mais desafiadas para estas características.

“Com isso fizemos uma análise específica para esta característica. Reunimos em um índice estas três características, equilibrando as vantagens de cada uma e dar uma robustez melhor na escolha dos reprodutores”, informou Fernanda.

Vanerlei Roso, também do Gensys, observou que as informações contidas no sumário podem atender a diferentes objetivos de seleção. “O criador pode encontrar os melhores touros para este fim. Como temos o valor genético de várias características temos uma especificação do produto. O criador pode utilizar estas informações para adquirir o sêmen e depois pode programar estes acasalamento com as informações que estão no sumário. Eles podem direcionar os acasalamentos utilizando os seus critérios de seleção”, frisou.

Já o representante da Progen, Fábio Barreto, falou sobre o programa Touro Jovem, que vem ofertando ao mercado precocemente touros superiores. A avaliação neste ano é da a criação nascida em 2018, com 10 mil produtos.

No Braford, foram três mil animais avaliados: 68 foram considerados superiores, sendo 27 revisados e quatro selecionados. Já no Hereford, mil animais foram avaliados, com 35 superiores, 13 revisados e um selecionado; estes cinco touros selecionados estão em coleta de sêmen e o material distribuído entre os associados da entidade.

“Muitos touros vieram deste teste da Conexão, que hoje estão no mercado e são líderes de venda. Com isso, levamos ao cliente final reprodutores provados e testados. Temos nos últimos quatro anos cerca de 200 mil doses comercializadas de touros oriundos do programa da Conexão Delta G”, destacou.

Fonte: Ascom ABHB

Fique por dentro das novidades envolvendo bovinos de corte e leite em Raças

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.