IEA: preço recebido pela agropecuária paulista cai 0,72% na 2ª quadrissemana

Do conjunto analisado, 7 produtos apresentaram alta de preços (4 de origem vegetal e 3 de animal) e 12 tiveram queda (9 de origem vegetal e 3 de animal)

O Índice de Preços Recebidos pela agropecuária paulista (IqPR) registrou queda de 0,72% na segunda quadrissemana de junho. Separado por grupos de produtos, o IqPR-V (grupo de produtos de origem vegetal) e o IqPR-A (produtos de origem animal) caíram, respectivamente 0,69% e 0,80%. O levantamento é dos pesquisadores Danton Leonel de Camargo Bini e Eder Pinatti, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Quando a cana-de-açúcar (que teve alta de 2,61%) é excluída do cálculo do índice na ponderação dos produtos, a queda do IqPR alcança um porcentual maior, de -3,43%. Já o IqPR-V sem cana teve queda de -6,83%. Sete produtos que compõem o IqPR apresentaram alta na segunda semana do mês de junho em relação à segunda semana de maio. Destacaram-se nesse intervalo: arroz (10,32%) e carne suína (9,91%).

Analisando os produtos que mais tiveram queda de preço entre a segunda semana de junho e a segunda semana de maio, observam-se: banana nanica (34,23%), laranja para mesa (26,24%) e feijão (25,11%). Do conjunto analisado, 7 produtos apresentaram alta de preços (4 de origem vegetal e 3 de animal) e 12 tiveram queda (9 de origem vegetal e 3 de animal).

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.