IEA: SP deve produzir 1,82% menos produtos agropecuários na safra 2018/19

Redução, conforme o estudo, se deu principalmente pela perda de produtividade de culturas anuais (-5,19%)

Continue depois da publicidade

O Estado de São Paulo deve produzir 1,82% menos produtos agropecuários na safra 2018/19, entre lavouras anuais, perenes e semiperenes, em relação ao ciclo anterior. A constatação é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista, em levantamento realizado entre 3 e 21 de junho pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) e pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS).

As culturas selecionadas para acompanhamento foram aquelas mais importantes em valor da produção, como algodão, café, cana, soja, laranja, milho, trigo, feijão e frutas. A redução, conforme o estudo, se deu principalmente pela perda de produtividade de culturas anuais, de 5,19%, em média, mesmo com aumento de 3,43% na área cultivada. Assim, a produção total de culturas anuais deve cair 1,94% em 2018/19 ante a safra passada. Neste grupo, boletim da Secretaria de Agricultura sobre o levantamento indica que principalmente soja e milho verão tiveram queda na produtividade.


Em relação às culturas semiperenes e perenes, a variação do índice de área ficou praticamente estável (-0,04%), mas houve queda de 1,34% na produtividade, por causa das variações negativas de café e cana, uma vez que boa parte das culturas teve rendimento positivo, caso da laranja e banana. Quanto à cana-de-açúcar, a principal cultura paulista, o IEA-Apta aponta safra de 430,8 milhões de toneladas, queda de 2,6% em relação à safra anterior. A produtividade ficou 2% menor, em decorrência de problemas climáticos.

Assim como em outros Estados produtores de algodão, a fibra surpreendeu em São Paulo na safra 2018/19, com crescimento da área plantada e da produção em 2018/19. Em relação à safra anterior, o crescimento em área foi de 56,81%, para 13,9 mil hectares, e na produção 43,9%, 45,3 mil toneladas. A produtividade, porém, não acompanhou este desempenho e caiu 8,28% em relação à safra anterior, com a colheita de 3.267 kg/ha, aproximadamente.

Quanto ao milho verão (1ª safra), a área semeada caiu 3,7%, com queda de 8,8% na produção e produtividade 5,2% menor. Para o milho de inverno, a safra anterior (2017/18) foi severamente afetada pelas condições climáticas adversas. Neste ano-safra, com o clima mais favorável, as estimativas indicam recuperação na produção, com aumento de 25,8%, com produtividade superior em 36,6%, alcançando quase 5.000 kg/ha ante 3.650 kg/ha obtidos no ciclo anterior. Em relação à área plantada, houve recuo de 7,9%. As regiões de Assis, Itapeva e Ourinhos são responsáveis por mais de 60% da produção estadual de milho safrinha.

Já a soja, considerando-se a primeira safra e a soja irrigada, a irregularidade das chuvas também fez com que a colheita fosse 5,9% menor na safra 2018/19, com 48,6 milhões de toneladas. A produtividade menor, de 14,5%, pesou sobre a oleaginosa.

Em relação ao trigo paulista, o levantamento de junho de 2019 para a safra de trigo de 2018/19 praticamente antecipa o resultado do fechamento da safra que ocorre em setembro de 2019. A área cultivada de 81,9 mil ha apresenta um decréscimo de 1,4% ante a safra anterior, mas a produção é 6,19% superior em relação aos números de 2017/18. Apesar da queda na área, houve o crescimento na produtividade de 7,83%, que resultou em uma produção de 250,2 mil t.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: