Menu
Menu

ILP é oportunidade para produtor de grãos

Para Ivan Wedekin, agricultores veem pecuária como opção de investimento e alta de produtividade
Foto: Gabriel Faria/Embrapa.

O consultor de agronegócios e ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Ivan Wedekin, afirmou que os produtores de grãos do País estão vendo na pecuária uma oportunidade de investimento e aumento de produtividade. Por meio de programas de integração entre lavoura e pecuária (ILP), Wedekin explicou que é possível crescer em área plantada com grãos (sobre pastagens degradadas), intensificar o uso de pastagens (recuperadas após a colheita das lavouras), aumentando, assim, a produtividade em ambas as atividades. “Produtores (de grãos) estão acostumados a produzir com alta tecnologia”, disse, durante a Intercorte, em Cuiabá, MT, nesta sexta-feira, 13, acrescentando que há, também, em sistemas integrados, uma transferência do “espírito empreendedor” das lavouras para a pecuária. Além disso, a baixa volatilidade de preços na bovinocultura atrai os agricultores.

O consultor lembrou que a pecuária brasileira continua predominantemente extensiva e faz pouco uso de insumos modernos. “A pecuária ainda é um negócio de ciclo completo (com cria, recria e engorda) e o retorno do investimento é de longo prazo”, disse ele. Wedekin falou também sobre as oportunidades do Brasil no mercado internacional, nos segmentos de soja e carnes, mas foi cauteloso ao citar a questão da guerra comercial entre Estados Unidos e China. “É uma briga muito grande para que de fato ocorra”, disse. “Os Estados Unidos não conseguem se abastecer se não comprarem um grão de soja da China”, completou.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho

Você + Portal DBO

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter e receba diariamente o melhor do agronegócio em seu e-mail.