Incertezas políticas travam exportações, avalia Maersk

Empresa avalia que são cada vez menores as esperanças de crescimento expressivo nas exportações brasileiras em 2020

As incertezas políticas, tanto no plano internacional, com a guerra comercial entre EUA e China, quanto no cenário interno, com as indefinições quanto ao futuro da reforma da previdência e tributária, tendem a atravancar as exportações brasileiras no curto prazo. A avaliação foi feita por executivos da Maersk, maior empresa logística de carga refrigerada do mundo.

“Essas dúvidas sobre o cenário internacional, somadas ao que ocorre na nível local, como as reformas, não ajudam a aumentar o investimento na produção e na exportação [no Brasil]”, afirma Matias Concha, diretor de produtos e investimentos da companhia.

Em relatório divulgado na última quarta-feira, 4 de setembro, a multinacional logística avalia que são cada vez menores as esperanças de aumento expressivo nas exportações brasileiras em 2020 e ressalta que os bons resultados do último trimestre ocorreram sobre uma base de comparação muito fraca, dada a greve dos caminhoneiros em 2018.

Efeito China

Concha lembra ainda que os resultados expressivos do último trimestre no Brasil foram puxados por crises específicas, como o surto de peste suína africana na China. “De fato vimos um crescimento na exportação de cargas refrigeradas no geral e de carne bovina em particular. O que estamos vendo a partir dos nossos clientes é que, realmente, a China está voltando a comprar a carne brasileira, seja frango, porco ou bovina”, avalia o executivo.

Outro ponto positivo para o Brasil nos últimos meses tem sido a guerra comercial sino-americana. Contudo, a delicadeza da questão geopolítica entre os dois países tende a conferir ainda mais insegurança para os investimentos no curto prazo, na avaliação da Maersk.

“No curto prazo, essa disputa tem um impacto naturalmente positivo nas exportações brasileiras. Contudo, ainda restam dúvidas. Será que esse cenário vai se manter no longo prazo? Faz sentido para o exportador  fazer investimentos para aumentar a exportação?”, pondera Concha.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: