Índia comprará do Brasil bois para reprodução

País está investindo na melhoria genética do rebanho; ainda serão vendidos ovos sem patógenos
Foto: Pixabay.

A Índia vai comprar do Brasil bovinos para reprodução e ovos Livres de Patógenos Específicos (Specific Pathogen Free, SPF, na sigla em inglês), diz o Ministério da Agricultura. “O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura recebeu nesta quinta-feira, 28, informe da aceitação dos modelos de certificados zoossanitários para exportação pelo Departamento de Pecuária, Laticínios e Pesca da Índia (Departament of Animal Husbanfry, Dairying & Fisheries of Ministry of Agriculture and Farmers)”, informa em nota.

Conforme a pasta, os negócios envolvendo embarques de bovinos e material de reprodução se intensificaram em abril, na 84ª Expozebu, em Uberaba, MG. A Índia é o país de origem do gado Zebu, mas o melhoramento genético realizado no rebanho zebuíno brasileiro gerou ganhos de produtividade e tornou-o atraente a criadores indianos.
Segundo o secretário de Relações Internacionais, Odilson Silva, enquanto uma vaca da raça Gir (zebuína) leiteira produz no máximo 6 Kg/dia de leite na Índia, o rebanho Gir leiteiro do Brasil fornece 15 Kg/leite por dia e uma fêmea Gir de elite produz cerca de 70 kg/dia de leite.

Em relação às exportações de ovos SPF, o Ministério diz que as negociações começaram em 2014. Os ovos SPF são matérias-primas para a produção de insumos, antígenos e vacinas para animais, assim como de vacinas para uso humano. Também são utilizados como meios de cultura in vivo para pesquisas científicas e diagnóstico de microrganismos responsáveis por ocasionar doenças em humanos e animais. “Esses ovos são produzidos em estabelecimentos avícolas registrados e monitorados sanitariamente pelo ministério e têm alto padrão de biosseguridade”, diz a pasta. A estimativa é de que a Índia tem uma demanda de consumo de ovos SPF de 1,8 milhão de unidades por ano.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

Uma jovem pioneira

Aos 21 anos, Maria Vitória Faé Proença já é pecuarista famosa em Santa Catarina. Ela é dona da Fazenda Vitória, em Rio das Antas (207

Que modelo sucessório adotar?

Não são poucas as dúvidas das famílias rurais quando o assunto é sucessão. Além da delicadeza da questão, definir qual modelo adotar não é tarefa

Fechar Menu
×

Carrinho