A Índia, um dos principais concorrentes do Brasil no mercado internacional de carne bovina (na verdade, o país exporta carne de búfalo, por considerar a vaca um animal sagrado), lançou uma nova e agressiva campanha para erradicação, no prazo de cinco anos, da doença da febre aftosa, além do controle da doença da brucelose.
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O programa receberá do governo indiano aportes totais de US$ 1,9 bilhão, informou nesta terça-feira o portal da GlobalMeatNews. “Definitivamente, [essa nova campanha] ajudará a abrir os mercados de carne, especialmente a China, que é a maior [importadora]”, disse à Global Meat News um representante de uma exportadora em Nova Delhi.
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) relatou surtos de febre aftosa na Índia em 2016, 2017 e 2018. A existência e febre aftosa no país fez com que o governo da China proibisse a entrada de carne de búfalo do país. No entanto, a carne indiana ingressa no mercado chinês via “comercializações paralelas”, ou seja, por meio da venda a outros países “atravessadores”, como Vietnã.
No ano fiscal encerrado em março de 2019, a Índia exportou 1,2 milhão de toneladas de carne de búfalo, no valor de US$ 3,6 bilhões.