Chuvas irregulares ameaçam início do plantio

Condições climáticas devem ser afetadas por ocorrência de El Niño no final de 2018
Foto: Cleverson Beje/Faep.

O início do plantio de soja no Centro-Oeste deve ser marcado por chuvas irregulares, ainda que as perspectivas para o período tenham melhorado, afirma Graziella Gonçalves, meteorologista do Climatempo. “Os modelos estão mais otimistas, mostram algumas chuvas na segunda quinzena de setembro em parte do Centro-Oeste e Sudeste, mas os produtores precisam ter cuidado, porque elas podem não ser boas o suficiente para melhorarem a condição do solo e permitirem o começo da semeadura”.

De acordo com Graziella, os agricultores devem ficar atentos se a chuva cairá de forma uniforme na propriedade e em bons volumes para aumentar a umidade do solo. A irregularidade das chuvas deve persistir por toda a primavera, reflexo também da forte possibilidade de El Niño. “Para novembro, dezembro, o risco é alto”, conta Graziella.

A expectativa, porém, é de que o fenômeno, quando ocorre o aquecimento das águas do Pacífico, não seja tão forte como na safra 2015/2016, quando a oscilação decadal do Pacífico positiva, que também aumenta as temperaturas do Oceano Pacífico, intensificou o El Niño.

Continue a leitura após o anúncio

Em novembro as chuvas ganharão intensidade como esperado, contribuindo para a boa umidade do solo, mas, assim como em outubro, podem ficar abaixo da média em alguns Estados. “O início do plantio deve ser preocupante por causa dessa irregularidade, dessas condições traiçoeiras, mas podemos ter uma boa safra”, diz a meteorologista.

Fonte: Portal DBO.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio.