Inteligência artificial ajudará a estimar safra de laranja em SP e MG

Tecnologia desenvolvida pela Embrapa junto com Fundecitrus será aplicada nas safras 2019, 2020 e 2021

Continue depois da publicidade

Foto: iStock-Siegfried Schnepf.

A estimativa da safra nacional de laranjas (Pesquisa de Estimativa de Safra – PES) divulgada periodicamente pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) é feita atualmente por amostragem e exige a retirada dos frutos de mais de 2.500 árvores nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. No entanto, uma pesquisa da Embrapa junto com o Fundo pretende automatizar essa contagem por meio de inteligência artificial.

As duas instituições estão desenvolvendo uma tecnologia de visão computacional para contar frutos verdes e maduros sem precisar arrancá-los. De acordo com a Embrapa, o intuito da pesquisa é aprimorar o método atual de contagem e, principalmente, reduzir os custos operacionais – gerando um protocolo metodológico mais eficiente para apoiar a estimativa da safra.


Nos atuais modelos, a Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus conta com equipes de campo que, desde 2015, vão aos pomares para derriçar uma amostra de laranjeiras entre os meses de março a abril e, assim, estimar o número de frutos por árvore. As atividades de coleta de dados de campo, laboratório e processamento de informações exigiu um orçamento de quase R$ 6,4 milhões no ano passado. O projeto de pesquisa, por sua vez, conta com um financiamento de R$ 209.778,40, custeado pela Embrapa.

“A avaliação de produção de frutos por planta é crítica, pois a produtividade é um dos principais critérios de seleção e deve ser acompanhada por várias safras, em geral dez, sobre uma quantidade considerável de plantas, muitas vezes com diversas colheitas ao longo do ano em função de período de maturação das frutas”, detalha o pesquisador da Embrapa Eduardo Girardi.

Para isso, os pesquisadores estão usando técnicas de processamento digital de imagens e aprendizado de máquina (machine learning) para criar algoritmos que permitam ao computador enxergar os frutos com o máximo de precisão. Desse modo, o computador aprenderá a reconhecer o que é uma laranja verde ou madura, diferenciando-a de folhas, caule e galhos. O sistema também deverá considerar a densidade das plantas, a diferença entre floradas, iluminação não uniforme e áreas sombreadas.

“A construção de um modelo de estimativa da quantidade de frutos em pés de laranja é uma solução inovadora que pode beneficiar diretamente o setor agrícola, trazendo economia de tempo e de recursos”, avalia a pesquisadora da Embrapa Sônia Ternes, líder da pesquisa. Já Vinicius Trombin, coordenador da PES do Fundecitrus, destaca que a tecnologia deve se tornar “um marco na história da citricultura”, já que permitirá que todos os produtores realizem estimativas de produção em suas fazendas.

Segundo a Embrapa, o projeto vai ser aplicado na validação dos levantamentos das safras, de 2019, 2020 e 2021 – período de duração da pesquisa. “Vamos ter dados reais e esse é o diferencial da pesquisa, que vai permitir ver a acurácia do trabalho que está sendo feito”, finaliza Leonardo Queiros, que integra a equipe pela Embrapa Informática Agropecuária, por meio do boletim.

“Automatizar a estimativa da produção de laranja também fornece um subsídio importante para a recomendação de estratégias agronômicas mais eficientes. Esse é um princípio da agricultura de precisão, que busca melhorar a produtividade com um manejo diferenciado, por talhão, permitindo ao produtor fazer o manejo com base em informações específicas para a cultura”, afirma Queiros.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: