Dois anos e meio depois de lançar o seu primeiro programa de carne bovina orgânica certificada, a JBS Austrália informou que vai expandir a produção, influenciada pela crescente demanda externa, sobretudo pelos consumidores dos Estados Unidos.
Segundo reportagem do portal australiano Beef Central, considerando todas as operações globais da brasileira JBS, a filial na Austrália é a única que mantém um programa sólido e consistente de certificação de carne orgânica – a JBS Uruguai também atual neste nicho, mas produzindo uma pequena quantidade.
Lançado em janeiro de 2017, o projeto da JBS Austrália – representado pela marca Organic Certified da Acres, entre outras – teve, propositalmente, um início modesto, para “testar o mercado”, com o abate de 200 bovinos por semana, na unidade de Rockhampton, em Queensland.
Satisfeita com os resultados obtidos no segmento, a JBS abate atualmente 500 cabeças por semana de animais certificados como orgânicos, e agora se prepara para expandir ainda mais a produção. “A base de clientes nacionais e internacionais de carne orgânica cresceu em conjunto com os crescimentos graduais observados na produção”, relata a reportagem da Beef Central.
A capacidade diária da fábrica de Rockhampton é de cerca de 700 cabeças, o que é um indicador de quanto a empresa poderá expandir o negócio dirigido ao nicho de carne orgânica. A JBS paga prêmios generosos aos pecuaristas australianos para garantir o abastecimento da linha de orgânicos.
Mercado forte nos EUA
A JBS Austrália embala sua produção orgânica certificada sob várias marcas para mercados domésticos e internacionais, incluindo a Acres Organic e a Spring Crossing Organic, essa última direcionada exclusivamente para exportação ao mercado norte-americano
Hoje, a JBS Austrália tem como principal cliente no nicho de orgânicos os EUA, onde a demanda pela carne bovina não só cresce fortemente, mas também envolve uma variedade de segmentos de mercado, desde cortes primários refrigerados até a produção de carne moída para hambúrgueres.
“Isso significa que os requisitos de suprimento estendem-se de novilhos e novilhas alimentados a pasto até vacas e touros descartados, todos executados sob princípios orgânicos certificados”, relata a reportagem da Beef Central.
Enquanto os EUA são os clientes dominantes, a JBS Austrália está abrindo outros importantes mercados de exportação de carne orgânica certificada, especialmente na região do Oriente Médio, Japão, além de outras partes do norte da Ásia.
“Certamente não acreditamos que o tamanho do mercado de carne bovina orgânica em todo o mundo tenha atingido o pico”, disse Brad De Luca, gerente da marca JBS Austrália. “Estabelecemos os canais de varejo voltados para a marca Acres Organic em vários mercados e continuamos a analisar as informações globais sobre o comportamento dos consumidores”, acrescentou.