Menu
Menu

Leite: bons exemplos não são fruto do acaso

Programa Senar Mais, do Senar-GO, gera resultados expressivos em fazendas leiteiras
Carlos Roberto, proprietário da Fazenda Jaborandi

Goiás vem fazendo história na produção leiteira nacional. Os avanços de produtividade com a adoção de tecnologias e manejo profissional já não são casos isolados no estado. No entanto, eles têm uma base comum: o trabalho desenvolvido através do Programa Senar Mais, do Senar-GO.

A Fazenda Jaborandi, no município de Palmeiras de Goiás, é um desses exemplos. Da propriedade de 72 ha, 27 ha são dedicados ao leite, sendo 7 ha de mombaca rotacionado, 2 ha formados de jiggs, também piqueteados, e o restante composto por áreas de pré-parto, bezerreiro, pasto de recria etc. Outros 45 hectares foram arrendados para plantio de soja no verão e após a colheita da leguminosa a área será utilizada pelo produtor Carlos Roberto e sua esposa Cirlane Silva Ferreira para plantio de milho safrinha para silagem. Além disso, a propriedade tem uma área de reflorestamento e proteção de nascentes, captação dos dejetos da ordenha e está iniciando reflorestamento de mata ciliar, com 50 metros de cada lado.

Dados da propriedade:

A produção diária é de 1.090 litros de leite, com 70 vacas.
VL/vacas – 80,7%
Vacas no rebanho – 70%
*Coe médio – R$ 0,95/litro
Produtividade – 14.375 litros/ha/ano
O produtor é atendido pelo eng. agr. Athos Bonifácio Marinho

*Custo Operacional Efetivo – Agrupa itens de despesas do tipo “custos variáveis” para os quais ocorre, efetivamente, desembolso ou dispêndio em dinheiro. Os itens componentes desse custo são: mão de obra, alimentação, sanidade, reprodução, ordenha, impostos, transporte e despesas diversas (que envolvem gastos como: brincos para animais, material para escritório, encargos financeiros, contador, energia elétrica, horas de máquinas, contribuição rural, entre outros).

Fazenda São Tomás

Outro exemplo é a Fazenda São Tomás, do produtor Lincoln Campos da Silva Júnior. Produz atualmente 1.190 litros por dia em uma área de 6,6 ha de pastagens intensificadas, distribuídas em 3,1 ha de tifton-85 irrigado, alocando 30 vacas, mais 3,5 ha de capim mombaça (sequeiro) com 31 vacas em lactação, apresentando uma média atual de 19,5 litros/vaca/dia. O restante da área, que totaliza 18 ha para a atividade, é utilizado para recria, vacas secas e lavoura de milho para silagem.

A produtividade média está em 18.675 litros/ha/ano, gerando uma margem bruta por área de R$ 4.668,75, estando competitivo com a agricultura de alta performance, já que a fazenda se encontra no município de Rio Verde-GO.

Também participante do Senar Mais, o produtor é atendido pelo técnico Guilherme Machado, supervisionado pelo veterinário Gustavo Lourenzo.

Vacas na área de descanso sob sombrite

As informações são do consultor do programa, engenheiro agrônomo Carlos Eduardo Freitas Carvalho

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho

Você + Portal DBO

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter e receba diariamente o melhor do agronegócio em seu e-mail.