Lucro da Starbucks cai 50,5% no 2º trimestre fiscal

Queda das vendas da companhia foi motivada principalmente pela pandemia de Covid-19, que provocou o fechamento temporário de lojas

Continue depois da publicidade

A Starbucks obteve lucro líquido de US$ 328,4 milhões, ou US$ 0,28 por ação, no seu segundo trimestre fiscal, encerrado em 29 de março de 2020. O resultado representa queda de 50,5% ante igual período do ano fiscal anterior, quando a companhia lucrou US$ 663,2 milhões, ou US$ 0,53 por ação.


Em termos ajustados, o lucro foi de US$ 0,32 por ação. A receita líquida caiu 4,9% na mesma comparação, para US$ 6 bilhões. Analistas consultados pela FactSet esperavam lucro ajustado de US$ 0,34 por ação e receita de 5,89 bilhões. Segundo a rede de cafeterias, a queda das vendas foi motivada principalmente pela pandemia de Covid-19, que provocou o fechamento temporário de lojas, mudanças nas operações, horários reduzidos e diminuição do tráfego de clientes.

As vendas globais no conceito mesmas lojas caíram 10% no segundo trimestre fiscal na comparação anual. Esta foi a primeira queda registrada após 41 trimestres consecutivos de alta. As vendas orgânicas tinham diminuído pela última vez em 2009, durante a recessão. Nos EUA, essas vendas diminuíram 3%, e na China, 50% no segundo trimestre fiscal.

Aproximadamente 50% das lojas próprias da Starbucks nos EUA estão fechadas. As outras continuam com vendas drive-through e entregas. A rede pretende começar a reabrir as lojas que estão fechadas, com o serviço modificado, em 4 de maio. Os negócios da empresa na China sentiram o impacto do vírus desde janeiro, com as vendas mesmas lojas caindo 90% no pico do surto no país, em meados de fevereiro. Quase 100% de suas lojas na China estão funcionando agora com horário reduzido e serviço modificado.

A companhia acredita que as vendas no país devem se recuperar substancialmente, com vendas orgânicas no fim do ano fiscal 2020 praticamente no mesmo nível verificado um ano antes.

A Starbucks disse esperar que o impacto da pandemia seja ainda maior no trimestre corrente e continue afetando seus negócios em menor grau no fim do ano. A empresa cancelou no início deste mês seu guidance para todo o ano fiscal, e não divulgou novas estimativas.

Segundo a Starbucks, ainda não é possível estimar com precisão os impactos financeiros da pandemia de Covid-19. “Continuamos navegando por essa situação dinâmica – que acreditamos ser temporária – e estamos confiantes de que a Starbucks sairá dessa crise global ainda mais forte do que antes.”

A Starbucks foi uma das primeiras redes nos EUA a restringir o tráfego de clientes nas lojas, limitando os serviços a entregas e retirada no local de pedidos feitos antecipadamente.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: