Luto: Morre aos 73 anos o pecuarista José Inácio de Andrade Freitas

Titular da Cabanha Escondida (Alegrete, RS) se destacou na criação de ovinos Corriedale e Ideal, equinos da raça Crioula e bovinos Hereford e Braford
Foto: Zzn Peres

Faleceu nesta terça-feira, 2 de março, o pecuarista José Inácio de Andrade Freitas, de 73 anos, vítima de complicações decorrentes da Covid-19. Ele estava internado na UTI da Santa Casa de Alegrete, no Rio Grande do Sul. José Inácio deixa a esposa Margareth, o filho Vinícius e dois netos.

Titular da tradicional Cabanha Escondida em Alegrete, sua cidade natal, José Inácio se destacou na criação de ovinos Corriedale e Ideal, equinos da raça Crioula e bovinos Hereford e Braford, acumulando premiações nas pistas de julgamento das mais importantes exposições do Brasil, como a Expointer.

O pecuarista também foi vice-presidente do Sindicato Rural de Alegrete (SRA). “O Sindicato Rural de Alegrete manifesta, em nome de sua diretoria, funcionários e associados, seu mais profundo pesar pelo falecimento de José Inácio de Andrade Freitas. Carinhosamente chamado de “Aca”, deixa inegável legado como um dos maiores líderes da pecuária alegretense. Cabanheiro por excelência em todas as raças que trabalhava, tanto no Cavalo Crioulo, ovinos Corriedale e Ideal e nos bovinos Hereford e Braford, consagrou o nome da sua Cabanha Escondida por todo o Brasil, como símbolo das mais altas genéticas. À família, os sinceros sentimentos de toda a classe rural alegretense, que se despede com muita tristeza de um grande produtor”, destacou a entidade em suas redes sociais.

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) publicou nota em seu site sobre o falecimento do criador e amigo. “Em seus 73 anos de vida, “Aca”, como era carinhosamente conhecido, construiu uma trajetória significativa na criação de ovinos, bovinos e equinos, tendo produzido grandes campeões de Esteio pela Cabanha da Escondida, como Índio da Escondida e Indiana da Escondida. Além do legado de seus feitos, ele que também foi jurado do Cavalo Crioulo por décadas, será sempre lembrado pelo humor peculiar e as boas histórias que o fizeram uma das figuras mais populares no meio do cavalo – certamente lembrada pela eternidade no coração na Raça Crioula”.

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) também se manifestou em luto. “É com profundo pesar que a Associação Brasileira de Hereford e Braford comunica o falecimento de José Inácio de Andrade Freitas. Freitas era sócio da ABHB e um grande incentivador das raças Hereford e Braford. Com os sentimentos de solidariedade à família, toda a diretoria da ABHB e associados estão em luto e oram para que amigos, parentes e familiares sejam confortados neste momento de dor. Fraterno abraço”.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

As apostas são altas para o futuro da produção de carne no Brasil. Veja o que dizem as lideranças ouvidas para o Especial Perspectivas 2021 do Anuário DBO. Assista:

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.