Luto: Morre o pecuarista João Aguiar Alvarez, titular da Fazenda Valônia

Engenheiro agrônomo se dedicou há mais de 30 anos ao trabalho de seleção e melhoramento genético da raça Nelore
Foto: Reprodução / Facebook

Morreu nesta sexta-feira, 8 de janeiro, aos 60 anos, o selecionador João Aguiar Alvarez, titular da Fazenda Valônia (Lins, SP), um dos mais destacados e premiados criatórios da raça Nelore do país. João Aguiar faleceu em São Paulo, onde estava internado, vítima de um câncer. Ele deixa a esposa Malu e os filhos João Aguiar Alvarez Filho e Fernanda Aguiar Alvarez.

João Aguiar, neto mais velho de Amador Aguiar (1904-1991), fundador do Bradesco, nasceu na capital paulista, era engenheiro agrônomo e se dedicou há mais de 30 anos ao trabalho de seleção e melhoramento genético. Os leilões anuais da Fazenda Valônia se consolidaram entre os grandes eventos da raça Nelore, ofertando exemplares avaliados, criados a campo e de reconhecida qualidade genética.

Em 2018, João Aguiar Alvarez homenageou seu avô e inaugurou em sua propriedade o tatersal Amador Aguiar, reunindo grandes criadores do Brasil. Recentemente, em 28 de novembro de 2020, o recinto de leilões da Fazenda Valônia, no interior de São Paulo, foi o palco de uma das maiores comercializações da história do Nelore: a matriz Íris 8 FIV Valônia, arrematada por R$ 3,18 milhões, preço recorde no ano.

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) usou suas redes sociais para se manifestar em solidariedade à família pelo falecimento. “A pecuária brasileira e o Nelore perderam um dos seus mais importantes criadores. João Aguiar Alvarez, proprietário da Fazenda Valônia, criatório com uma história fantástica de investimentos na genética de alta qualidade. A ACNB solidariza-se com João Aguiar Alvarez Filho, nosso diretor e filho do já saudoso João Aguiar, e sua família, desejando força para superar essa terrível perda”, diz a nota da entidade.

Os atos fúnebres ocorreram na manhã desta sexta-feira, 8 de janeiro, no Cemitério do Morumbi, na zona Sul da cidade de São Paulo.

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.