Luto: Pecuária perde Guga Bianco, pioneiro na formação do Simbrasil em Goiás

Criador realizou o feito inédito de introduzir a raça zebuína Tabapuã na base de formação do sintético taurino

Faleceu na manhã desta sex-feira (13/11), o criador Hussein Gemha Bianco, de Goiânia, conhecido entre os pecuaristas como Guga Bianco. Vítima de Covid-19, Guga tina 54 anos.

Fez história na raça Simbrasil.  Em 1994, Guga comprou os primeiros touros 3/4 de sangue Simental do produtor conhecido como Yanes, em Novo Planalto, GO. Os animais eram  filhos de touros alemães e de suas cruzas nasceram as primeiras fêmeas 1/4, filhas de vacas Tapapuã. Foi inédito na época. Guga fez o que até aquele momento ninguém havia feito no Brasil: Simbrasil com base no Tabapuã.

Outro feito seu foi introduziu no plantel de sua fazenda o reprodutor campeão Winston, um HVR “Mocho Homozigoto” dando início de fato ao seu criatório de genética.  Ele foi pioneiro a introduzir o Tabapuã no Simbrasil. Hoje, quase totalidade de gado da fazenda que ele deixa aos seus herdeiros é mocho. O criador diz que “a pecuária moderna precisa de eficácia. O mocho evita acidentes, é mais dócil e engorda mais rápido”.

Guga é lembrado pelos criadores dessas duas raças como um sujeito que fazia colocações bem-humoradas, críticas, motivadoras, dando atenção a todos, sem exceção. “Nas redes sociais era atuante, comentando posts de todos e sempre com muito incentivo, pois conhecia muito a pecuária na prática”, afirma Adib Dau Neto, diretor de marketing da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS). De acordo com Dau Neto, o que Guga “queria mesmo era ver a pecuária brasileira crescer! E entendia que o Simbrasil era a melhor ferramenta para isso. Dizia isso, por conhecimento de causa, já que atua no Araguaia Goiano com a raça há décadas.”

O presidente da ABCRSS, Alan Fraga, se manifestou em nome da entidade: 

É com pesar que a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) comunica o falecimento do associado Sr. Hussein Gemha Bianco, Guga Bianco, aos 54 anos, em Goiânia – GO.

Pela importância de seu papel na pecuária brasileira, grande líder, aglutinador de amigos e entusiasta da raça Simbrasil, representará uma perda sentida por todos da ABCRSS.

Não haverá velório e o sepultamento será em Barretos -SP.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.