Luto: pecuária perde João Pessoa de Souza, o João Boiadeiro

João foi secretário de Agricultura de PE e um dos fundadores do Colégio de Jurados da ABCZ e da Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos

Faleceu neste domingo, 15 de maio, o médico veterinário João Pessoa de Souza, aos 87 anos. João Boiadeiro, como era conhecido, foi secretário de Agricultura de Pernambuco e um dos fundadores do Colégio de Jurados da ABCZ e da Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos (ABCC).

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco recebeu com muito pesar o falecimento de João Pessoa de Souza. “Doutor João, como também era chamado pelos mais próximos, era veterinário, foi secretário de Agricultura de Pernambuco, um dos fundadores do Colégio de Jurados da ABCZ e grande representante da pecuária nordestina, destinando parte da sua vida ao amor pelos bovinos, especialmente o Zebu. Neste momento de dor, a SDA se solidariza com familiares, amigos e colegas, e agradecemos à dedicação e trabalho prestado ao setor agrário em Pernambuco”, diz a nota da secretaria.

A Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos publicou nota de pesar em rede social. “É com grande pesar que comunicamos o falecimento do João Pessoa de Souza (João Boiadeiro). Ele foi um dos fundadores da ABCC, superintendente da ABCC por duas vezes e primeiro presidente da ABCC. Ele também era técnico e juiz da raça caprina e de outras espécies. Ficam nossas condolências a todos os familiares! A ABCC está de luto por três dias!”.

Em homenagem publicada em sua página na internet, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) lamentou o falecimento de João Pessoa de Souza. “Conhecido carinhosamente no meio como João Boiadeiro, executou com louvor a função de jurado do Mangalarga Marchador. João era admirado pela inteligência, cultura e educação. Querido no cenário do agronegócio, era apaixonado pelos animais de grande porte. Atuou na equideocultura também na Associação dos Criadores do Cavalo Campolina e na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, além de prestar relevante serviço como secretário de Agricultura de Pernambuco. Admirado pelos amigos pela simplicidade, era daqueles que gostava de uma boa prosa, característica peculiar que o tornou um grande contador de “causos”. João Boiadeiro deixou um legado, uma marca importante para a história do Mangalarga Marchador. Aos familiares, os sinceros sentimentos da Diretoria e funcionários da ABCCMM”.

Nota de pesar da Superintendência Federal de Agricultura em Pernambuco (SFA-PE)

 

O pecuarista Gabriel Garcia Cid (Fazenda Cachoeira 2C), pré-candidato à presidência da ABCZ, também se manifestou em rede social. “Com pesar, recebemos a notícia do falecimento de um conselheiro e um dos fundadores do Colégio de Jurados da ABCZ e grande representante da pecuária nordestina: Doutor João Boiadeiro. Doutor João foi um excelente juiz, técnico. Um homem íntegro, que se dedicou com paixão ao Zebu. Lamentamos essa partida, e enviamos à família e amigos nordestinos de Doutor João nossas mais sinceras condolências. Que Jesus, em sua infinita bondade, ampare e acalente a todos nesse momento tão difícil de despedida. O legado de um grande homem jamais jamais se perderá no tempo. Recebam nosso abraço fraterno e solidariedade ao luto”.

João Pessoa de Souza deixa a esposa, Rielza, e os filhos Suzana e João. Os atos fúnebres e as últimas homenagens ocorreram nesta segunda-feira, 16 de maio, no cemitério Morada da Paz (Paulista, PE), onde seu corpo foi cremado.

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.