Mais antigo cooperado do Paraná morre aos 93 anos

Willem de Geus foi diretor-presidente da Frísia e protagonizou a ampliação das atividades da cooperativa 

Faleceu na tarde desta terça-feira (02/07), aos 93 anos, o senhor Willem de Geus, o mais antigo cooperado da Frísia e do Paraná. Sua história se mistura à da própria cooperativa, já que nasceram no mesmo ano: 1925. Em agosto daquele ano nascia a Sociedade Cooperativa Hollandeza de Laticínios, hoje Frísia Cooperativa Agroindustrial. Willem era casado com Hiltje, com quem teve nove filhos, 25 netos e 39 bisnetos.

Willem acompanhado por sua esposa Hiltje.

Continue a leitura após o anúncio

Willem muitas vezes foi protagonista da evolução do cooperativismo brasileiro. Desde a infância, em Carambeí (PR), vivenciou a produção leiteira na região e os sucessivos saltos de produção e produtividade dos animais – primeiramente, trazidos da Holanda junto com as famílias de imigrantes.

Ele acompanhou mudanças profundas na forma de produzir e gerir as propriedades, ou seja, somente a união deles poderia criar algo forte e contínuo para atravessar as adversidades e agregar conquistas. Essas mudanças moldaram a principal filosofia do cooperativismo: “nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”.

Durante 21 anos foi diretor-presidente da Frísia, então Batavo, e em outras três décadas assumiu cargos em diretorias. No período em que foi presidente, a cooperativa realizou diversos investimentos e inaugurou vários empreendimentos nos segmentos agrícola, suinícola e avícola.

Com o crescimento da cooperativa, Carambeí também progrediu com investimentos em serviços para o município, como energia elétrica, saneamento e telecomunicações. Willem de Geus também foi responsável pela ampliação de atividades esportivas e fez parte da criação da Fundação Frísia, na área de saúde, que presidiu por 12 anos.

Certa vez, em uma entrevista para uma publicação nacional, destacou a importância do cooperativismo. “Para mim, é a melhor forma que existe para unir as pessoas e fazê-las ir para frente. Foi uma honra e um prazer muito grande receber honraria como o mais antigo cooperado do Paraná. Mas não é mérito meu. Para chegar a essa idade e receber uma homenagem como essa é preciso ter saúde, persistência e Deus para nos guardar com muitos anos de trabalho cooperativista. São poucos que alcançaram isso”.

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio. 

Quais newsletter você gostaria de receber?
Notícias diárias (resumo do dia)Jornal de Leilões (semanal)