Menu
Menu

Mapa registra nematoide usado no controle da Vespa-da-Madeira

Atualmente, a vespa-da-madeira está presente em cerca de 80% dos plantios de pínus no país, com áreas atingidas no RS, SC, PR, SP e MG

Considerado uma praga para outras culturas, o nematoide ganhou o título de protetor das plantações de pínus no Brasil. A espécie Deladenus siricidicola foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ( Mapa) como agente de controle biológico da vespa-da-madeira após seis anos de processo de registro. “Isso garante ao usuário que o produto atende aos critérios estabelecidos em leis e à regulamentação específica de cada órgão envolvido”, observa a pesquisadora Susete Chiarello Penteado, da Embrapa Florestas.

A Embrapa foi a responsável pelo pedido de registro do produto, desenvolvido a partir de pesquisas realizadas em seus laboratórios numa parceria público-privada com o Funcema (Fundo Nacional de Controle de Pragas Florestais). O controle biológico ocorre porque o nematoide em questão parasita as larvas da vespa, tornando-as estéreis e reduzindo a população na área onde ocorre o plantio de pínus. Até o momento, 46 empresas florestais já receberam o Nematec, nome comercial do produto, totalizando 915 doses do produto. A estimativa da Embrapa é de que, até agosto deste ano, cerca de 6 mil doses sejam distribuídas.

Atualmente, a vespa-da-madeira está presente em cerca de 80% dos plantios de pínus no país, com áreas atingidas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, ou seja, em cerca de 1,4 milhões de ha, dos quase 1,7 milhão de ha plantados no país. O sucesso deste programa faz com que a praga esteja sob controle e evite um prejuízo de cerca de U$ 25 milhões anuais ao setor de base florestal”, explica o Chefe-geral da Embrapa Florestas, Edson Tadeu Iede.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

Sustentabilidade é isso aí…

Hélio Casale destaca os esforços do agricultor na busca pela sustentabilidade e os principais temas abordados no 3º Fórum de Agricultura Sustentável

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho